Município faz parceria com AME para tratamento oftalmológico a diabéticos

0
135

O Município de Mirandópolis através do Departamento de Saúde foi escolhido como cidade piloto para fazer uma parceria com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Andradina para a realização de tratamentos preventivos de oftalmologia a pacientes diabéticos do município. O programa “Diabetes Sob Controle” foi elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e é administrados pelos AME’s.

“Trata-se de um trabalho realizado no AME de Andradina usando inicialmente a parceria com Mirandópolis para que possamos realisar procedimentos preventivos, pois sabemos das consequências negativas de um mau acompanhamento dos diabéticos, principalmente em relação às complicações oftalmológicas”, disse o diretor de Saúde, Farid Haddad.

De acordo com a pasta, um levantamento realizado pela Central de Vagas através das Unidades Básicas de Saúde mostrou que Mirandópolis possui cerca de 1.200 diabéticos.  O AME de Andradina disponibilizará para Mirandópolis o total de vagas equivalentes ao número de portadores de diabetes que aderirem ao programa.

Para participar do programa, o paciente deve aguardar a visita dos agentes comunitários em sua residência, onde será preenchida a ficha de inclusão no programa “Diabetes Sob Controle” e a entrega da autorização para fazer, gratuitamente, o exame de Hemoglobina Glicada. Após o resultado do exame, o paciente será encaminhado para o AME de Andradina para a realização do exame de mapeamento de retina.

Com o exame de mapeamento de retina, é possível diagnosticar e avaliar a evolução de doenças sistêmicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas, doenças hematológicas, qualquer outra doença que resulte em alteração vascular, sanguínea ou nos nervos e, além dessas alterações, todas as outras doenças do próprio olho.

Do Site do Governo Municipal

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com o seu nome aqui