Artigo: profissional alerta sobre os perigos da febre amarela

“A febre amarela é uma doença grave, mas que pode ser evitada. É uma doença viral, de curta duração, que pode evoluir para formas graves”, é dessa forma que a profissional IEC (Informação, Educação e Comunicação), Fátima Botoni inicia seu artigo. Ela preparou um texto com informações importantes sobre a doença como sintomas, contra-indicações e ainda quais são UBS’s de Mirandópolis que têm vacinas disponíveis. Confira.

Os primeiros sintomas: Febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náuseas, vômitos e prostração. Quando a febre amarela evolui para as formas graves, há comprometimento dos fígados e dos rins. Ao sentir alguns desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde.

Transmissão: Os mosquitos picam o macaco doente, adquirem o vírus da febre amarela, passam a transmitir a doença para outros macacos e para o homem. Isso ocorre com maior frequência entre os meses de dezembro e maio, quando fatores ambientais propiciam a proliferação desses insetos.

Vacine-se contra a febre amarela, a vacina é um direito seu e está disponível nas salas e vacinação das unidades de saúde pública (U.B.S Dr. Pardo  – Nossa Senhora de Fátima, Centro de Saúde Municipal). As pessoas que devem ser vacinadas são maiores de 9 meses de idade, que moram perto de matas, ecoturistas, caminhoneiros, agricultores, lavradores, entre outros.

Depois de vacinada, demora 10 dias para a pessoa ficar protegida da doença. Quem não é vacinado e pretende viajar deve procurar um posto de vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem.

Contra-indicação:

– Menores de Seis meses de idade;

– Grávidas;

– Pessoas com alergia a ovo e seus derivados;

– portadores de doenças com imunodepressão transitória ou permanente (cânceres, lúpus eritematoso, HIV/AIDS, entre outros) e em tratamento medicamentos à base de orticóides.

Procure os profissionais de saúde das salas e vacina. Eles estão aptos a esclarecer todas as dúvidas sobre quaisquer contraindicações existentes.

Do Site do Governo Municipal