Comitiva de Toyama é recebida com festa na 3ª Aliança

Prefeito outorga visitantes com o “Título de Hospedes Oficial”.

06102015_toyama_01A Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira da 3ª Aliança organizou uma grande cerimônia para receber a comitiva com 35 autoridades da Província de Toyama, a qual o bairro mantém co-irmandade há vários anos. O evento foi realizado na manhã de sábado (3), nas dependências do kaikan.

A recepção ocorreu logo pela manhã quando o grupo foi recebido pelo presidente da associação japonesa, Kiyoshi Shimazaki. Antes do evento oficial, os viajantes visitaram o túmulo do fundador do bairro, Kenji Matsuzawa e a Escola de Língua Japonesa.

06102015_toyama_02O cerimonial ocorreu por volta das 9h30 da manhã, reunindo centenas de pessoas.

O Prefeito Francisco Antonio Passareli Momesso, o presidente da Câmara Municipal Nivaldo Ribeiro e o vereador Roberto Kazushi Sekiya fizeram as congratulações em nome dos Poderes Executivo e Legislativo.

Em seu discurso, o Prefeito Chicão Momesso revelou a honra e alegria em receber a comitiva e também ressaltou a história da co-irmandade entre Mirandópolis e a cidade de Takaoka, que faz parte da província.

“Os laços que nos unem através da nossa co-irmandade promove não apenas relações de amizade, mas também de intercâmbio, apoio e projetos de interesse comum. Desde outubro de 1974, nossa cidade mantém este elo fraterno entre a Província de Toyama e a cidade de Takaoka, completando neste ano 41 anos de amizade e cooperação. Agradeço a colônia japonesa que aqui reside, pessoas que através das gerações, souberam manter a força do trabalho e as tradições, impulsionando cada vez mais a nossa economia rumo à expansão e desenvolvimento. Esta convivência também se reflete na cultura, na arte, educação e esportes e são muitos os exemplos a serem citados. Sou grato pela oportunidade de representar o nosso povo neste dia tão especial, parabenizo nossos visitantes e, como se diz aqui no Brasil: recebemos vocês de braços abertos.”06102015_toyama_04

O Prefeito também fez a entrega do “Título de Hospedes Oficial” à comitiva, entregando o documento nas mãos de um dos deputados presentes. A troca de mimos entre as autoridades foi acalorada pelos aplausos dos presentes.

Após as formalidades, as autoridades participaram de um almoço de confraternização preparado pelos departamentos da associação.

A popular música e dança de Toyama foi apresentada durante o banquete e representantes da comitiva de Toyama num ato singelo retratou a coreografia em torno dos presentes, demonstrando a força de sua cultura.

PRESENÇAS

Autoridades brasileiras

06102015_toyama_05Poder Público: Prefeito Municipal Francisco Antonio Passareli Momesso; Nilvado Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Mirandópolis; Roberto Kazushi Sekiya, vereador e Edilene da Costa; presidente da Comissão de Festejos do Município.

Alianças: Kiyoshi Shimazaki, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do bairro 3ª Aliança; Hiroki Naruo, vice-presidente; Teruno Yaoita, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do bairro 2ª Aliança; Yuzo Mochizuki, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do bairro 1ª Aliança; Isao Sato, presidente da Associação Cultural e Esportiva das Três Alianças e Tambei Matsuzawa, filho do fundador Kenji Matsuzawa.

Associação Toyama Kenjinkai: representada por Paulo Nishida e Toshio Ichikawa.

Comitiva de Toyama

Parlamento: Deputados Tadashi Sugimoto, Tsutomu Igarashi, Hiroaki Sugasawa, Hisayoshi Oono, Yuichi Sakano e Yutaka Shimizu, chefe adjunto do Escritório Administrativo da Câmara dos Deputados.

06102015_toyama_06Palácio do Governo: Masaru Araki, diretor de empreendimentos públicos; Toshihiko Nobata, diretor da Divisão de Assuntos Internacionais do Bureau de Turismo e Promoção Regional; Yuji Urata, supervisor da Divisão de Assuntos Internacionais do Bureau de Turismo e Promoção Regional; João Gabriel Silva Matias, coordenador para Relações Internacionais; Kouchio Shimizu, vice-diretor do Hospital Central; Satomi Okamoto, chefe de Enfermagem do Hospital Central.

Prefeitura Municipal: vice-prefeito de Takaoka Tokihiro Hayashi

Membros da Associação de Dança Japonesa Tradicional de Kitanihon: Osamu Takeuji, Shimiko Gotou, Masao Morikawa, Haruo Hayashi, Hisako Taniguchi, Sachiko Oono, Acompanhantes de viagem, Junichi Imai e Mayumi Kitaoka

Membros da sociedade civil: Nobuo Inami, Toshio Nomura, Teruo Muratou, Mieko Muratou, Noboru Ichikawa, Michiko Ichikawa, Tadakazu Nogami, Tadao Morita, Etsuko Morita e Hideo Tachibana, chefe da Associação de Toyama para a America do Sul.

Jornal Kitanihon: Takashi Shima e Iwao Nakatani, diretores executivos.

—————————————————————————-

MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS