Delegação de Toyama realiza visita oficial em Mirandópolis

    1
    2171

    A delegação da Província de Toyama – região do Japão com mais de 1 milhão de habitantes – esteve em Mirandópolis no último fim de semana para participar das festividades em comemoração aos 90 anos do bairro Terceira Aliança.

    Composta por cinco integrantes, entre eles, o vice-governador da província Yasunori Yamazaki, a delegação iniciou seu roteiro na cidade com visita oficial à prefeita Regina Mustafa, na Prefeitura Municipal.

    Eles foram recebidos na sexta-feira (14/07) pela prefeita, pelo vice José Antônio Rodrigues, pelo presidente da Câmara Municipal Afonso Carlos Zuin, vereador Yukio Abe, diretores de departamentos e funcionários do Paço Municipal. A visita se iniciou do lado de fora da prefeitura, em frente ao monumento nipônico da cidade de Takaoka – cidade coirmã de Mirandópolis – e contou ainda com apresentação da Banda Marcial de Mirandópolis.

    A prefeita fez ainda entrega do “Título de Hospedes Oficial” à comitiva, entregando o documento nas mãos dos integrantes da comitiva. No gabinete, a Chefe do Executivo presenteou a delegação com um mimo e foi retribuída da mesma forma pelo vice-governador da província.

     

    No dia seguinte, sábado (15/07), A Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira da 3ª Aliança organizou a tradicional cerimônia de receptividade da comitiva. A prefeita também participou do evento ao lado do presidente da Casa de Leis Afonso Carlos Zuin e dos vereadores Nivaldo Ribeiro e Yukio Abe. Outras autoridades locais e regionais também se fizeram presente como os presidentes das associações culturais e esportivas da 1ª, 2ª, 3ª Aliança, o deputado federal Walter Ihoshi, entre outras. Depois da fala das autoridades, crianças da Escola de Takaoka de Mirandópolis fizeram apresentações ao público presente.

    Em seu discurso, Regina Mustafa enfatizou a dedicação dos pioneiros japoneses que chegaram ao bairro.

    “Orgulho, reconhecimento, reverência, agradecimento. São sentimentos que venho hoje expressar a vocês que são a representação dos pioneiros que aqui chegaram há 90 anos com destemor, com coragem e com enfrentamento a uma terra desconhecida, inóspita, com hábitos, costumes e língua diferentes.

    A vinda para o Brasil representava naqueles anos a oferta de um futuro sonhador e os núcleos foram se formando, se organizando e eu, como educadora que sou, acho lindo e me emociono com a história desses desbravadores que tinham como lema ‘Formar homens aptos moral e intelectualmente, não apenas lavradores’. Muito obrigada! Isso é o mínimo que posso dizer. Mirandópolis reconhece o valor desse povo e se o nosso município tem a Cidade Labor como simbologia, vocês são a representação física desse trabalho”, declarou Mustafa.

    Após as formalidades, as autoridades participaram de um almoço de confraternização preparado pelos departamentos da associação.

    Irmandade

    Além da irmandade firmada entre o bairro da 3ª Aliança com a Província de Toyama, a 1ª Aliança também possui vínculo com a Província de Nagano e a 2ª Aliança com a Província de Tottori.  Mirandópolis é coirmã da Pronvíncia de Takaoka. As quatro províncias japonesas mantêm escolas e professores do idioma nas respectivas localidades.

    1 COMENTÁRIO

    1. Eu ja morei no japao por 22 anos e sou do distrito de 2Alianca,vejo que a colonia japonesa e suas raizes que fincaram em solos do brasil,ainda preserva suas culturas e ambos os relacionamentos de fraternidade e amizade longa.Tenho amigos das 3 Aliancas. Parabens pelo aniversario e vamos estreitar mais ……

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com o seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.