Depois de um ano parada para reforma, UBS do Aeroporto volta a funcionar

Depois de um ano parada para adequação e ampliação, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Aeroporto “Dr. Rubens Figueiredo Conrado” voltou a atender a população do bairro. A prefeita Regina Mustafa esteve no local para conferir as modificações que foram feitas no prédio.

A unidade estava fechada para atendimento desde 23 de maio de 2016 quando ocorreu a assinatura da ordem de serviço à Concresp, empresa responsável pela execução da reforma e vencedora de processo licitatório realizado à época pela Prefeitura. Enquanto isso, os atendimentos aos pacientes daquela região foram transferidos para a UBS do Jardim Nossa Senhora de Fátima “Francisco Teothônio Pardo”.

Além de fazer a visita, Regina ouviu dos moradores o que acharam da obra. Ela dispensou qualquer apresentação para marcar a reinauguração e destacou que o momento agora é de trabalho. “Esse era um de nossos desafios: dar andamento ao que estava parado. A população quer atendimento de qualidade e é isso que vamos fazer nesta unidade. Não é hora de comemorar, mas sim de trabalhar e atender a todos da melhor forma”, enfatizou Regina. O vice prefeito José Antônio Rodrigues também visitou a unidade.

De acordo com a diretora do departamento de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Luciana Trizzini, a morosidade da entrega ocorreu devido ao atraso do repasse do Governo Federal ao Município. Entretanto, ela explicou que os trabalhos estavam dentro do cronograma inicial. “A obra tinha um cronograma de 12 meses para ser finalizada. Claro que gostaríamos que tivesse sido entregue antes, porém a demora do repasse do Governo Federal atrasou os trabalhos. Esse atraso evitou que a empresa concluísse o serviço antes do cronograma físico”, destacou Trizzini.

O local conta com 22 salas, dentre elas uma sala de imunização (vacina), sala de curativo, sala de pré e pós-consulta, sala de inalação, dois consultórios, uma sala exclusiva para os agentes de saúde, copa, área de serviço, sala de espera e recepção, uma sala de odontologia, um consultório diferenciado,  banheiros para PNE, banheiros para funcionários, além de rampas de acessibilidade, depósitos para lixo (contaminado e comum), sala de expurgo, esterilização e DML.

Os atendimentos serão feitos através de agendamentos. Dois médicos clínicos gerais estarão disponíveis para atender na unidade, um no período da manhã e outro à tarde. Eles também farão visitas domiciliares agendadas. Haverá ainda consultas odontológicas diariamente e atendimentos ginecológico semanalmente.

Foram investidos R$ 139.500,00, montante este enviado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Antes da reforma, a unidade contava com uma área de 201,65 metros quadrados. Agora, são 277,80 metros quadrados de melhoria.