Alunos recebem certificados do PEQ e Time do Emprego

A prefeita Regina Mustafa participou nesta segunda-feira (10/9) da entrega dos certificados dos cursos do Programa Estadual de Qualificação (PEQ). Ao todo, 60 alunos concluíram os cursos de Atendimento e Recepção e Auxiliar Administrativo, por dois meses, com carga horária média de 230 horas. Na oportunidade, certificados também foram entregues a 28 alunos do Time do Emprego. O cerimonial foi realizado durante a manhã, no CIC (Centro de Interação e Capacitação). Os cursos são realizados através do departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Autoridades locais, além da prefeita, marcaram presença ao cerimonial como o vice-prefeito José Antonio Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal Nivaldo Ribeiro, vereador Wellington Brito, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Reinaldo Cardoso de Sá, diretora regional da Sert Luciana Santos e assessor técnico regional da Sert Waldir Eduardo dos Santos.

A Chefe do Executivo parabenizou os alunos pela capacitação. “É um momento em que vocês tiveram a oportunidade para se capacitar e se qualificar ao mercado de trabalho. Sabemos que o desemprego está em alta no país, e em Mirandópolis não é diferente, mas não se pode oferecer apenas o trabalho se a pessoa não está qualificada. Por isso, esse momento é de extrema importância na vida profissional de cada um”, falou a prefeita.

O vereador Nivaldo Ribeiro foi um dos responsáveis por trazer os cursos à cidade. “O mais importante na vida é poder contribuir para com a vida das pessoas. Um dia eu estava sentado onde vocês estão hoje. Por isso, é preciso inverter as cadeiras. Ser vereador não me faz diferente de vocês. Estamos trabalhando para buscar o melhor para a nossa cidade”, discursou Ribeiro.

A diretora regional da Sert, Luciana Santos, revelou que algumas cidades não aceitaram os cursos, diferente de Mirandópolis. “Parabenizo a prefeita Regina por ter aberto espaço para a qualificação na cidade. Algumas prefeituras não aceitaram receber os cursos por não haver emprego em suas cidades, mas não se deve pensar dessa forma. Precisamos capacitar as pessoas para a inserção no mercado. Fizemos uma pesquisa e constatamos que a falta de qualificação é um dos motivos para a não contratação. Isso [os cursos] é investimento na vida de vocês”, falou a gerente da Sert.

Os cursos Atendimento e Recepção e Auxiliar Administrativo fazem parte do Programa Estadual de Qualificação (PEC) e tem público-alvo pessoas maiores de 16 anos de idade e que estejam desempregadas. Já o Time do Emprego é um programa criado para trabalhador que esta a procura por trabalho e renda. A Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, oferece esse programa a todos os trabalhadores desempregados ou a jovens maiores de 16 anos em busca do primeiro emprego.