Prefeitura e SERT firmam parceria e oferecem cursos gratuitos

A Prefeitura de Mirandópolis, através do departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial, e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado (SERT) firmaram mais uma vez parceria para dois cursos gratuitos num total de 60 vagas na cidade. Os cursos Atendimento e Recepção e Auxiliar Administrativo fazem parte do Programa Estadual de Qualificação (PEC) e tem público-alvo pessoas maiores de 16 anos de idade e que estejam desempregadas.

Os alunos matriculados terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 660 reais durante todo o curso, arcado pelo Governo do Estado, e terá duração de quase dois meses. Na manhã desta quinta-feira (19) foi realizada a cerimônia de abertura com a presença dos alunos, professores, representantes da SERT e autoridades locais. As aulas iniciarão nesta sexta (20) e se encerrarão em 3 de setembro.

O cerimonial foi conduzido pela diretora de Desenvolvimento, Roseli Ferreira, e contou com a presença do vice-prefeito José Antonio Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal Nivaldo Ribeiro, vereador Afonso Carlos Zuin, diretora de Promoção Social Mônica Machado, presidente do Fundo Social Letícia Santos de Souza, diretora regional da SERT Luciana Santos e do assessor regional da SERT Waldir Eduardo dos Santos.

Um dos responsáveis por trazer os cursos à cidade, o vereador Nivaldo Ribeiro parabenizou o Município e o Estado pela parceria e ressaltou a importância da qualificação profissional. “Temos que pensar que a qualificação é fundamental para inserir ao mercado de trabalho. Sabemos da necessidade não só em trazer emprego para a cidade, mas também qualificar o nosso povo. Por isso, lutamos muito para que essas vagas fossem abertas para Mirandópolis. O dinheiro pode não ser muito, mas vocês ganharão conhecimento, que é o que vale”, disse Ribeiro.

José Antonio Rodrigues, que representou a prefeita Regina Mustafa, também falou com os estudantes e destacou o compromisso da Prefeitura em abrir cursos para instruir as pessoas. “Vocês estão tendo essa oportunidade e por isso tem que aproveitá-la. Conversem com os professores, tirem dúvidas, enfim, aproveitem esse momento que é importante na vida de cada um. Estamos trabalhando para que possamos qualificar mais pessoas e fazer com que o mercado esteja aberto para todos”, falou Rodrigues.

Para Roseli Ferreira estar qualificado é sinônimo de oportunidade de emprego. “Muitas empresas nos procuram para preenchimento de vagas, porém a falta de capacitação dos interessados faz com que eles não sejam contratados. Por isso, é importante estar preparado. A busca pelo conhecimento tem que ser diária”, afirmou a diretora.

O recebimento da bolsa está condicionado à presença do aluno, que poderá perdê-la caso se ausente das aulas por três faltas consecutivas ou cinco intercaladas. Além da bolsa, será oferecido aos estudantes material para os estudos e lanche.