Mais de 280 alunos se formam no Proerd

Mais de 280 alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) se formaram nesta quinta-feira (7) e assumiram o compromisso pessoal de não fazer uso de drogas. Formaram-se crianças que estudam de escolas municipais e privadas da cidade.  O evento foi realizado no Salão de Festas da Igreja Matriz.

Além do comando do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), representado pelo capitão Carlos Henrique Rovina, a formatura teve a participação de autoridades locais como prefeito em exercício José Antônio Rodrigues, o presidente da Câmara dos Vereadores Afonso Carlos Zuin e o vereador Almir Marini. Também estavam presentes a diretora do departamento de Educação Shizuko Miguita, diretores de escolas rede municipal e privada, professores, padre Alexandre Santos e a comunidade em geral.

Em seu discurso, o prefeito destacou o trabalho da polícia e o compromisso dos alunos na luta contra as drogas. “Quero ressaltar a importância desse programa que é bem sucedido e que tem o objetivo de promover a integração entre a Polícia Militar e a sociedade. Um trabalho que combate o mau pela raiz. Por isso, em nome do soldado Marcos Elias Pereira, que se dedicou integralmente nas salas de aula educando essas crianças, parabenizo a corporação por esse lindo trabalho, que é de fundamental importância por uma sociedade livre das drogas e da violência”, frisou José Antônio Rodrigues.

O capitão da PM destacou o papel dos pais no combate às drogas. “O que fazemos aqui é secundário, pois a família tem papel fundamental de orientar e educar seus filhos sobre os perigos da droga. Os pais devem se fazer presentes na vida de seus filhos. Temos que trabalhar juntos. A polícia, a escola re as autoridades aqui presentes dão o apoio, porém a estrutura familiar é a base da sociedade. Se não dermos as mãos para cuidar, alguém vai cuidar. Como vocês pensam seus filhos daqui 10 anos? E o que vocês estão fazendo hoje para que eles sejam daqui 10 anos?”, questionou Carlos Rovina.

O objetivo do programa é orientar crianças, adolescentes, jovens e os pais sobre os riscos das drogas, álcool e violência, além de mostrar os valores éticos da vida do cidadão. O Proerd foi implantado no Brasil em 1992 e passou a funcionar em todas as capitais do país, sendo levado também para as cidades do interior.