Em Araçatuba, Chicão Momesso é condecorado com título de “Prefeito Empreendedor”

20160606_prefeito_01O Sebrae–SP reconheceu Francisco Antonio Passarelli Momesso, como um prefeito que incentiva o desenvolvimento sustentável de sua cidade. O Título do Prêmio “Prefeito Empreendedor” foi entregue ao Chefe do Executivo no dia 1º de junho, pelo gerente do escritório regional de Araçatuba, Marco Aurélio Rosas, devido a criação de dois projetos inovadores.

Realizado anualmente para mostrar as ações empreendedoras nos municípios, o Prêmio foi disputado entre as Prefeituras paulistas. Mirandópolis foi selecionada para receber o título na região, juntamente com Araçatuba, Birigui, Guararaes, Valparaíso, Santo Antonio do Aracanguá, Sud Menucci, Ilha Solteira e Coroados.

20160606_prefeito_02Nos projetos que levaram o Prefeito a ser certificado na edição deste ano, a população atendida pelos projetos está elogiando as feiras livres que foram criadas na cidade e nos Distritos da Primeira e Segunda Aliança. A venda direta para a Conab, com maior diversificação de produtos aumentou de R$ 200 mil para R$ 2 milhões o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), através da companhia de abastecimento.

Também foram apontadas ações do Município para construir e reformar estradas, reformar Unidades Básicas de Saúde e construir um galpão de distribuição de alimentos no Distrito da Primeira Aliança.

Com o Projeto “Abrace Seu Bairro”, as consultorias oferecidas aos empreendedores, as feiras e congressos proporcionadas pelo Departamento de Desenvolvimento até feiras ou seminários, as orientações do Sebrae e os cursos do Senar são apontados como contribuintes para ampliar a produção rural e provocar investimentos na agregação de valores.

20160606_prefeito_03Mirandópolis inaugurou nos últimos dois anos empresas processadoras de frutas. Outras na área de alimentos. Um exemplo é a Associação Comunidade Yuba, cujas lideranças apontam importância do apoio da Prefeitura na construção da unidade industrial para produzir e embalar alimentos prontos. O resultado econômico dessa evolução foi identificado no Índice de Participação dos Municípios (ICM), com aumento relevante apesar do grave momento de crise em todo país.

Uma outra cerimonia de entrega dos certificados está marcada para acontecer no dia 24 de junho, durante o Desfilo Cívico, na Avenida Rafael Pereira, em comemoração aos festejos de 82 anos de Mirandópolis.

OUTRAS PREMIAÇÕES

Há dois anos, a iniciativa do Sebrae também premiou o Prefeito de Mirandópolis pelo apoio ao parque avícola das Alianças. As empresas ameaçavam diminuir até fechar por conta de exigências sanitárias e dificuldades comerciais. Ações do Município, através do Departamento Municipal de Desenvolvimento da Indutria e do Comércio e pelo Engenheiro Agronomo Roberto K. Sekiya fizeram abrir negociações com o Ministério da Agricultura, as granjas tiveram prazo para se adaptarem e a esperança retomou os investimentos.

—————————————————————————

MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS