FEMPO volta com emoções e reencontros

    0
    273

    Qualidade técnica musical surpreendeu público e jurados

     DSC03931.compactadaO 8º Festival de Música Popular de Mirandópolis – FEMPO foi aberto na quinta-feira (10). Uma comissão organizadora formada por voluntários que viveram o festival na década de 1980 e 1990 trouxe cantores e compositores de vários Estados brasileiros proporcionando ao público shows de alta qualidade técnica musical e as lembranças das primeiras edições ocorridas há 21 anos.

     Para o diretor do Departamento de Cultura, Valdomiro de Oliveira, responsável direto pelo evento, mais do que um festival o 8º FEMPO já está marcado como um encontro entre os amantes da MPB. “Já na primeira noite percebemos um clima muito amistoso entre os participantes do festival e a interação com o público também foi surpreendente”, comemorou o professor de história que participou das primeiras edições do evento.

     O prefeito Chicão Momesso fez abertura oficial destacando a importância de incentivar a Música Popular Brasileira. “A MPB tem todo o meu respeito por ser um gênero que influenciou tantas vertentes musicais e traz em seu conteúdo letras que nos inspiram e representam”, e completou, “um festival que foi sucesso no passado merecia voltar”.

     A Banda Marcial Municipal de Mirandópolis – BM3 abriu o Festival com um repertório específico. A música Alegria, Alegria de Caetano Veloso levou o público a uma viagem no tempo desde as primeiras edições até a sua volta. Com carisma e coreografia os músicos encerram a apresentação com a canção Escrito nas Estrelas de Tetê Espíndola, também vencedora de festivais.

    Para o júri, a qualidade técnica das apresentações surpreendeu. “A música popular brasileira foi muito bem representada desde o primeiro dia do festival. As canções foram ricas em criatividade, exploração de temas como amor, vida e sentimentos”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação, Eunice Zuin Fazano, também professora de português e inglês, responsável pela avaliação literária das composições. Maestros, produtores musicais e artistas do ramo também compuseram o júri técnico.

    O cantor mirandopolense Miltinho Edilberto encerrou a primeira noite com um show de viola que encantou o público. Na sexta-feira (11) quem fará apresentação especial é o cantor Tavinho Limma e no encerramento do festival o show fica por conta do ex-Titã Arnaldo Antunes, pelo Circuito Cultural Paulista em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é gratuita em todas as noites.

     ELIMINATÓRIA

    De acordo com o regulamento do Festival, as composições estão divididas em duas noites, sendo apresentadas 12 músicas/cada, classificando seis canções por noite. O anúncio dos doze finalistas será feito na sexta-feira (11). No sábado (12) acontece a final e premiação.

     No primeiro dia, dois compositores não compareceram, sendo apresentadas apenas dez: AEON – Magno/Bia Marchese – SãoPaulo-SP, Amor de Todo Dia – Pedrinho Callado e Alba Maria – Belém – PA, Pequena Opereta – Sérgio Torrente – Paranavaí-PR, Por Pouco – Adolar Marin –  Santo André-SP, Que Possa Durar – Vivi Pacinni – Assis-SP, Eu e Ela – Daniella – Brotas-SP, Contenteza – Paulo Monarco e Dandara – Cuiabá- MT, Vida Seca – Márcia Cherubin – Santo André-SP, Pra Terceira Idade – Ritinha – São Paulo-SP e O Samba Burocratizou – Casquídeo – Alfenas-MG.

    As apresentações dessa sexta-feira (11) serão: Agonilia – André Fernandes –  São José do Rio Preto-SP, Guaiana – Ritinha –  São Paulo-SP, (IM) Paciência – Pepisho Neto – Itabuna-BA, Brasil 1501 a 1888 – José Carlos – Ponte Nova-MG, Mão – Jana – Recife-PE, Outro Lado da Noite – Zebeto – Belo Horizonte-MG, Namorando Estrelas – Camila – Maceió-AL, Cantador de Festivais – Cláudio – Ponta Grossa-PR, Estrada – Ruthe – Praia Grande-SP, Saudade que Dá – Fábio – São Paulo-SP, Sina dos Esquecidos – Leonardo – Alegrete-RS e Flor do Lácio – Fernando – Santo André-SP.

     —————————————————————————–

    MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS

    ASSESSORIA DE IMPRENSA

    —————————————————————————–

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com o seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.