Mirandópolis obtém licença da Cetesb para receber embalagens agrotóxicas

O Governo Municipal, em parceria com a empresa Corplast, obteve na última quarta-feira (11) licença de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Posto de Recebimento. O espaço fica localizado na estrada municipal de Mirandópolis/Lavínia, no quilômetro 3,5.

A licença para operação tem validade de cinco anos. Para este ano, os produtores rurais de Mirandópolis podem fazer o descarte nos dias 5 e 6 de dezembro.

Não há custo algum ao Governo ou ao produtor que pretende descartar o produto. As embalagens são armazenadas e coletadas para serem reaproveitadas pela empresa. As embalagens recebidas no posto são armazenadas temporariamente até obter o volume necessário. Posteriormente são enviadas para uma central de recebimento, localizada em Bilac, a fim de serem compactadas para redução de volume e destinadas à reciclagem ou incineração de empresas credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).

“Este centro de recebimento de embalagem de agrotóxico é tão importante quanto nosso ponto de recebimento de pneus inservíveis, coleta seletiva, coleta de óleo e a coleta de eletrônicos. Todos esses elementos fazem parte da política publica de resíduos sólidos e demonstram que a Prefeitura esta proporcionando formas corretas da população realizar a coleta e a destinação final adequada para cada classe de resíduos, cabendo a população usufruir destas ferramentas”, informou o diretor de Meio Ambiente, Lucas Costa.

De janeiro até agora, o Posto de Recebimento recebeu quase 8 mil embalagens vazias de agrotóxicos.