Munícipes e autoridades se reúnem durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde

Na última quinta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Mirandópolis, através do Departamento Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde sob o tema sob o tema “Saúde Pública para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, reunindo representantes de segmentos municipais, autoridades e munícipes.

Diretora do Dep. Municipal de Saúde Natália Costa Lopes e equipe.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Natalia Costa Lopes, deu abertura à conferência, agradecendo os presentes e ressaltando a importância da do encontro para o município. “O propósito aqui é levantar problemas e acima de tudo alcançar soluções, pois todo trabalho que se concretiza na área da saúde municipal, é fruto da Conferência”. Enfatizou. O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciano Guinami, também recepcionou os presentes.

Prefeito Chicão Momesso destacou importantes investimentos na saúde de Mirandópolis.

Dentre outras autoridades, o Prefeito Francisco Antônio Passarelli Momesso – Chicão Momesso, também acompanhou a Conferência. “A Conferência Municipal de Saúde representa um dia importante para a saúde do município. Em um conjunto de idéias, formularemos diretrizes e enquanto administrador, buscarei as prioridades colocadas nessa Conferência”, falou o Prefeito que também destacou importantes investimentos na saúde de Mirandópolis, como a aquisição de 20 veículos para o setor em menos de dois anos, seis Unidades Básicas de Saúde reformadas no município e o transporte de mais de 25 mil pacientes por ano, em viagens para outros municípios.

O encontro que aconteceu na sede do Rotary Clube teve como finalidade, a discussão de oito eixos temáticos pré-definidos: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e relação Público-Privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas Democráticas e populares do Estado.

Dentre as propostas aprovadas, a 5ª Conferência Municipal de Saúde definiu como prioridades a solicitação de um sistema de rastreamento dos pacientes com informações entre as Unidades de Saúde e Farmácia através do cartão SUS e agentes comunitários de saúde; Adquirir equipamentos suficientes para informatizar 100% todos os setores das Unidades de Saúde; Descentralização da Farmácia Municipal; Capacitar na área da humanização e formas de abordagens com a sociedade para os profissionais de saúde, dentre outras diretrizes.

—————————————————————————-

MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS