Prefeito participa da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O prefeito em exercício José Antônio Rodrigues participou na terça-feira, 19/06, da 3ª Jornada Cidadania e Empregabilidade da penitenciária “Nestor Canoa”, a P1 de Mirandópolis. A cerimônia foi realizada no anexo do regime semiaberto.

A Jornada oferece aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade trazendo, para dentro do sistema prisional, um mutirão de ações que fornecerá importantes ferramentas no processo de reintegração social. Os sentenciados participaram de várias atividades e receberam vários serviços, como: emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos e de enfermagem com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e palestras sobre DST/AIDS, empregabilidade, motivacional, social, orientações sobre a gripe H1N1, entre outras.

O evento mais uma vez reunião diversas autoridades locais e regionais como o diretor técnico III da Penitenciária, Ricardo Marconato; superintendente da FUNAP, Marcelo Santos Olintho; representante da diretoria de Ensino de Andradina, Patrícia Cristina Amorim; representante da Congregação Cristã no Brasil, Nelson dos Santos Dias; representante da Caef, Leonardo de Assis; 2º Sgt da Polícia Militar Fernando Luis Rondolfo; representante da Croeste, Adelson Rodrigues; defensor público da região de Araçatuba, Júlio César Valese; representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Eduardo Aurélio Bomtempo, pastor Josué, da Igreja Universal, entre outros. Um ex-reeducando, Carlos Henrique Niza, que atualmente é funcionário de uma empresa da construção civil.

Durante seu discurso, José Antônio ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Penitenciária ao longo dos anos, principalmente quando estava como prefeito em seus oito anos de mandato.

– Ao longo dos últimos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo cada vez mais. Sou muito grato a todas as pessoas que não mediram esforços para mantermos essa parceria, ao Ricardo  Marconato (diretor da P1), ao Marcos Hidalgo (gerente da FUNAP), enfim, de todos que sempre nos apoiaram – agradeceu o prefeito.

Ele concluiu voltando à sua fala aos reeducandos destacando que a mudança depende exclusivamente da vontade de cada um.

– É um processo que leva tempo e muita paciência, mas no final sempre é gratificante. Saber que cumprimos uma missão é uma das melhores sensações que podemos ter na vida. Por isso, desejo toda sorte do mundo a vocês e muita fé para que possam acreditar cada vez mais em seus potenciais – disse José Antônio.

Ainda durante o evento, crianças e adolescentes do projeto Batucando fizeram apresentações e encantaram o público. Os reeducandos também se apresentaram juntamente com os integrantes da Congregação Cristã no Brasil.

No final, o prefeito acompanhou alguns trabalhos educacionais e profissionalizantes que são desenvolvidos pelos sentenciados na Penitenciária como pintura em tela, montagem de cadeiras, confecção de bolas, entre outras.

Confira imagens do evento. Clique sobre elas para ampliá-las.