Prefeito recebe visita do superintendente da Funap

O prefeito em exercício José Antônio Rodrigues recebeu no gabinete da Prefeitura, na última terça-feira, 19/06, a visita do superintendente da Funap, Marcelo Santos Olintho. Ele estava acompanhado do gerente regional da Funap – região de Araçatuba -,  Antonio Marcos Hidalgo. Também participou do encontro a coordenadora do Ensino Fundamental, Edilene Costa.

O encontro foi oportuno para firmar a parceria entre a Prefeitura e a Funap através do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”. O objetivo do programa é garantir que o sentenciado possa, durante o cumprimento da pena, adquirir conhecimentos que qualifiquem sua mão de obra para reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, possibilite a quebra do ciclo criminal deste indivíduo.

O programa oferece formação profissional na perspectiva da formação integral do indivíduo, com enfase em profissões de exercício autônomo como futuros empreendedores individuais, por meio de instituições de ensino, como o Instituto Federal, Sena, entre outros.

Dentre as ações promovidas estão os cursos livres, que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades; atividades culturais que são importantes para a formação do indivíduo; clubes de leitura que auxiliam no desenvolvimento intelectual favorecendo o debate e a possibilidade de remição de pena.

– Somos parceiros há anos. Agradeço à Funap por desempenhar um grande papel voltado a programas sociais em diversas áreas para as pessoas que se encontram privadas de liberdade. Uma difícil missão de contribuir para a inclusão social, mas que vem sendo feita com muita responsabilidade e comprometimento de todos os funcionários da pasta – falou o Chefe do Executivo.

Prefeito, Antonio Marcos Hidalgo e Marcelo Olintho

Em Mirandópolis, existe o curso de Mecânica a Diesel, uma das atividades do Programa que funciona por meio de convênio da Prefeitura, Lions Clube, Senai de Aracatuba, Funap Regional de Mirandópolis e Penitenciária Nestor Canoa, que capacita reenducandos do Regime Semiaberto da Penitenciária Nestor Canoa e da comunidade local.

O curso é certificado pelo Senai com carga horária de 81 horas. São adquiridas habilidades como sistema de combústivel, lubrificação arrefecimento, montagem completa do motor, diagnostico de falhas e outros.

– O curso de Mecânica é uma oportunidade de qualificação profissional contribuindo para inserção no mercado de trabalho e o Programa Olho no Futuro é fator elementar para reintegração do preso no seio social. Por isso, é uma forma de valorização da pessoa humana e busca incluir de volta à sociedade o indivíduo que hoje está privado de sua liberdade, mas que amanhã terá cumprido sua pena e estará livre para viver com dignidade e qualificação profissional para ser inserido no mercado de trabalho – explicou Olintho.