Projeto ‘Viagem Literária’ leva contação de histórias em frente à biblioteca municipal

Na próxima quarta-feira (24/05), a biblioteca municipal Profª. Silvina Viana Falaschi terá uma programação especial para os visitantes. A unidade receberá o espetáculo “Passando Histórias da África”, da Cia. Malas Portam, de São Paulo. A atração ocorrerá em duas sessões, às 9h e às 14h, em frente à biblioteca.

A apresentação faz parte da 10ª Viagem Literária, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado, SP Leituras, Sistema Estadual de Biblioteca Públicas de São Paulo (SisEB), em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo.

Anualmente dezenas de cidades recebem escritores e artistas consagrados para falar de personagens inesquecíveis e histórias surpreendentes que estão registradas nas páginas da nossa literatura. Neste ano, 90 cidades estão programadas para receber 360 eventos. Mirandópolis foi uma das escolhidas e participa pela primeira vez. Outras três novas ações estão programadas para ocorrer ao longo do ano na cidade.

A apresentação é aberta ao público e tem duração de 50 minutos. A classificação é livre para todas as idades.

O espetáculo

A “Mala Invisível” apresenta ao público uma incrível bagagem com quatro lindas histórias contadas e sentidas ao som do instrumento africano djembê. A primeira história, “Aguemon”, conta o mito da criação do mundo e da raça negra, segundo o povo lorubá. A segunda, a fábula de “Krokô e Galinhola” narra a história de uma galinha d’angola muito astuta, que se livra de virar almoço de crocodilo. Na sequência, a lenda “Mahura” explica como as estrelas, o sol e a lua apareceram no universo. Por último, “O baú das histórias” revela como todas as histórias se espalharam pelos quatro cantos do mundo.