Duas crianças são diagnosticadas com meningite viral no município

Duas crianças, ambas com idade de três anos, foram diagnosticadas com meningite viral no Município. Eles são alunos da rede municipal de ensino. Um caso se trata de um menino que estuda no Centro de Educação Infantil (Cei) Antiniska Mustafa, do Vale do Sol, e outro no Cei Antônia Girotto Terenci, no Paulicéia. Os diagnósticos foram confirmados nos dias 13 e 20 de novembro, respectivamente.

A Vigilância Epidemiológica do Município descartou risco de surto. Uma das crianças, inclusive, já retornou à escola após tratamento. A outra se encontra em repouso.

De acordo com o departamento de Educação, todas as crianças foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Nas escolas da rede municipal, os profissionais foram orientados a ficarem atentos a quaisquer sintomas dos pequenos relacionados às doenças e alertar as famílias, além de manter as salas ventiladas e utilizar sempre de álcool em gel.

SINTOMAS

A meningite viral é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula devido à entrada de um vírus nesta região. Os sintomas da meningite manifestam-se inicialmente com febre alta e intensa dor de cabeça.

Após algumas horas nota-se a irritação das meninges ao relato de dor quando a pessoa tenta encostar o queixo no peito. Enjoo e recusa alimentar ocorrem logo a seguir. O aumento da pressão dentro do crânio causa sintomas como alteração na consciência, intensa dor de cabeça, vômito e dificuldade com a claridade.

Os sintomas da meningite viral geralmente são:

• Febre alta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Rigidez nucal que manifesta através da dificuldade em movimentar o pescoço e de encostar o queixo no peito;
  • Dificuldade em levantar a perna estando deitado de barriga para cima;
  • Enjoo e vômito;
  • Intolerância à luz e aos ruídos;
  • Tremores;
  • Alucinações;