Programa Via Rápida recupera pintura do NES

O prefeito em exercício José Antônio Rodrigues acompanhou, nesta quarta-feira (25), a aula prática de pintura realizada no Núcleo de Especialidades em Saúde (antiga Casa de Saúde e Maternidade) por reeducandos do sistema prisional da penitenciária I Nestor Canoa de Mirandópolis. O curso é oferecido pelo Programa Via Rápida Expresso que já vem desenvolvendo as aulas práticas em prédios públicos, e dessa vez, contemplou o prédio que está sob a direção municipal.

Durante a visita o prefeito concedeu entrevista à Record TV juntamente com o diretor da penitenciária Ricardo Marconato. A previsão de término dos trabalhos é para primeira quinzena de novembro. O curso de qualificação profissional de pintura é formado por dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de aulas práticas.

O prefeito destacou a importância dessa parceria com o Estado. “Todo o trabalho de mão de obra e a compra da tinta ficou a cargo do Estado. Ou seja, estamos sendo contemplados por esse trabalho sem custo algum ao Município. Em um momento de dificuldade financeira que estamos enfrentando, essa ação é muito bem vinda”, explicou o prefeito. “Além disso, todo esse trabalho ajuda a qualificar os reeducandos para o mercado de trabalho quando voltarem ao convívio com a sociedade. Agradeço imensamente à direção da penitenciária”, disse Rodrigues.

Em Mirandópolis, os reeducandos já realizaram a pintura no Hospital Estadual, nas escolas estaduais Noêmia Dias Perotti, Edgar Raimundo da Costa e Marilena Santana Correa Fernandes, na Associação Mirandopolense de Assistência ao Idoso (Amai) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Existe previsão para o ano que vem de pintar também uma escola municipal.

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto.

1 COMENTÁRIO