Zoonoses alerta população para evitar acidentes com escorpião; número de casos cresce na cidade

O departamento de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem alertando a população quanto aos cuidados necessários para evitar acidentes com escorpiões. Neste ano, foram confirmados 101 casos do animal peçonhento no município.

Segundo o coordenador do CCZ, José Dias dos Santos, medidas vem sendo adotadas pela pasta como o serviço de pulverização e a limpeza de pontos que atraem o escorpião. Em março deste ano foi realizado um arrastão por toda a cidade em 21 bairros. Mais de 20 caminhões e cerca de 60 toneladas de lixo foram recolhidos. Entretanto, o coordenador ressalta que a melhor forma de evitar o aparecimento do animal ainda é a limpeza de terrenos, quintas e locais que servem de criadouro, como entulhos e lixo.

Já na Rede Municipal de Ensino, todas as escolas e creches municipais foram pulverizadas no início do ano na tentativa de eliminar o bicho. Quando ocorre nova aparição do animal, a aplicação é feita novamente, segundo informou a diretora de Educação, Shizuko Miguita.

ALERTAS

É fundamental que a população se informe sobre os perigos e os devidos cuidados que devem ser tomados contra o escorpião como:

● O Escorpião é um animal venenoso, que tem um ferrão na ponta da cauda. Picam quando se sentem ameaçados.

● Abrigam-se em terrenos baldios com mato e lixo doméstico, embaixo de pedras, em pilhas de tijolos e telhas e montes de lenha. Na natureza vivem sob cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos, montes de madeira.

● Dentro das casas são encontrados em lugares escuros, úmidos, buracos e frestas de parede, muros, rodapés soltos, assoalhos, forros de madeira e vem com frequência pelo esgoto.

● Para mantê-los afastados, limpe o quintal ou jardim com frequência. Não acumule entulho e lixo, para não atrair baratas e outros insetos, alimentos preferidos dos escorpiões;

● Limpe constantemente os ralos de banheiros, cozinha e mantenha-os protegidos com tela de plástico grosso, ou tapa ralo, tampa nas pias, tanque de lavar roupas, cobrinha em baixo das portas.

● Examine roupas e calçados antes de usar. Verifique toalhas de banho e as roupas de cama. Use luva de couro quando for trabalhar com materiais de construção. Evite andar descalço.

● São inimigos dos escorpiões: galinha, sapo, aranha, lagarto, seriemas e pássaros.  Esses animais se alimentam de escorpiões.

RECOMENDAÇÕES

Se encontrar um escorpião não mate. Coloque-o dentro de um frasco de tampa furada, contendo algodão ou pano umedecido com água. Envie o frasco para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou ligue no (18) 3701-1855.

A picada do escorpião provoca dor intensa no local e aos poucos vai se espalhando podendo ocasionar febre, vômito e suor intenso. Em caso de picada, procure imediatamente um médico.

O escorpião-vinagre não é venenoso, não tem ferrão. Possui como cauda um filamento que elimina um líquido (ácido acético) que pode causar queimaduras superficiais na pele e irritações respiratórias.