Sistema da Prefeitura sofre ataque virtual e pagamento será adiado

    0
    455

    O sistema virtual da Prefeitura de Mirandópolis foi invadido na última segunda-feira (1º/10) por um ataque denominado “Ransomware da família Combo” e criptografou informações de arquivos existentes, o que irá prejudicar serviços à população e adiar o pagamento dos funcionários que vinha sendo feito sempre no 5º dia útil de cada mês.

    A Prefeitura registrou boletim de ocorrência pelo ataque e técnicos de informática trabalham desde segunda para restabelecer o funcionamento. Serviços de emissão de notas fiscais eletrônicas, agendamentos de consultas médicas, protocolos, entre outros, estão fora do ar.

    A Administração Pública deixa consignado que não está medindo esforços para restabelecer o sistema o mais breve possível, iniciando-se com a informação junto à Polícia Judiciária para apuração.

    O QUE É RANSOMWARE

    Ransomware é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.De acordo com um relatório da Cisco, ele domina o mercado de ameaças digitais e é o tipo de malware mais rentável da história. O primeiro relato documental deste tipo de ataque foi em 2005 nos Estados Unidos.  

    CRIPTOGRAFIA

    A criptografia é o elemento-chave do cripto-ransomware, uma vez que todo o seu plano de negócios depende do uso bem-sucedido da criptografia para bloquear os arquivos ou sistemas de arquivos das vítimas sem planos de recuperação, como backups de dados. Isso não significa que a criptografia é intrinsecamente maligna. Na verdade, é uma ferramenta poderosa e legítima empregada por indivíduos, empresas e governos para proteger os dados de acesso não autorizado. Assim como qualquer outra ferramenta poderosa, algoritmos de criptografia podem ser mal utilizados, que é exatamente o que o crypto-ransomware faz.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com o seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.