Cras realiza palestra sobre Setembro Amarelo

Aconteceu na tarde de ontem (19/9), no salão da Melhor Idade, palestra sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento foi organizado pelo Cras (Centro de Referência a Assistência Social), equipe volante e departamento de Promoção Social em parceria com a Saúde e o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A palestra foi feita pela médica Dialys Hernandez Barrios, que faz parte do Programa Mais Médicos e, desde 2014, trabalha no Centro de Saúde do Município. A prefeita Regina Mustafa participou do encontro, assim como outros diretores de departamentos. “Trata-se de um mês de reflexão, estudos e prevenção aos fatores que levam ao suicídio. É importante apoiar, escutar e incentivar realizações em pessoas que estejam com comportamento ‘triste e desesperançoso’. Precisamos sim falar de suicídio, de forma correta e com orientação”, disse a prefeita.

Barrios abordou temas que mostram quais os sinais e sintomas que uma pessoa propícia ao suicídio pode ter, além da importância de prestar atenção nas atitudes e mudanças de comportamento de pessoas mais próximas.

Além da palestra, houve uma apresentação de dança do grupo Corpo e Arte, orientado pela professora Cláudia Negrini.

O evento contou com a presença dos funcionários da Saúde e de moradores da comunidade.

ESCOLA

A palestra também foi aplicada aos alunos da escola estadual Professora Marilena Santana Correa Fernandes, na 1ª Aliança, no mesmo dia, porém no período da tarde.