Social promove encontro festivo às famílias atendidas pelo Criança Feliz

O departamento de Promoção Social promoveu na quarta-feira (12.dez) um encontro comemorativo das famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz. A ação contou com a presença de gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, o programa atende 70 crianças da cidade. Veja as fotos do evento aqui

“O encontrou proporcionou momentos de descontração e troca de vivências entre as famílias, promovendo o convívio entre as crianças, respeitando a autonomia e a cultura nesta fase do desenvolvimento infantil”, disse a prefeita Regina Mustafa que esteve na festa juntamente com o vice-prefeito José Antonio Rodrigues.

Mais de 100 pessoas compareceram à festa. Foram oferecidos às crianças brinquedos, gincanas, oficinas de escultura de bexiga e pintura facial e peça teatral.

Para viabilizar o acesso, foi disponibilizado um ônibus para o deslocamento das famílias que residem na 2ª Aliança.

“É importante ressaltar que o Município de Mirandópolis é o único na região que desenvolve o programa, visando sempre atingir os objetivos de promover o desenvolvimento infantil integral, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças através de atividades lúdicas”, explicou a diretora de Promoção Social, Mônica Machado.

Famílias interessadas em participar do programa devem procurar o departamento de Promoção Social através dos telefones: (18) 3701-5449 ou 3701-5536.

O Programa

O Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016 lançou o Programa Criança Feliz, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, e articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016 – Marco Legal da Primeira Infância. Visa implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias para o exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

O Programa Criança Feliz fortalece a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializa a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas. Renova, ainda, os compromissos do Brasil com a atenção às crianças com deficiência beneficiárias do BPC e suas famílias e também às crianças privadas do convívio familiar, acolhidas em serviços de acolhimento, e suas famílias – que são público prioritário do Programa.