31 JUL 2017
Mirandópolis participa da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral

O Município de Mirandópolis – através do setor de Vetores e Zoonoses do departamento de Saúde – participa entre os dias 7 e 11 de Agosto da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral. O objetivo da campanha é promover intervenções e ações de prevenção da doença para a população dos municípios paulistas. O tema da Semana é “Eu apoio e faço parte”, com enfoque para atividades de comunicação e educação em saúde. “Vamos promover trabalho em conjunto com o departamento municipal de Educação com objetivo de alertar e informar às crianças nas escolas – por meio de palestras e atividades – sobre as necessidades de prevenção para a doença”, informou Fátima Botoni, profissional IEC (Informação, Educação e Comunicação). Sobre a Leishmaniose Visceral A Leishmaniose Visceral é uma doença ocasionada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania, que acomete os órgãos internos. O parasita migra aos órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea. A doença pode afetar também o cão. A Leishmaniose Visceral é transmitida ao homem através da picada do inseto Leishmania Chagasi (popularmente chamado de mosquito palha ou birigui) e ataca principalmente no inicio da noite e ao amanhecer. Os sintomas da doença no ser humano são: febre, perda de peso, anemia, inchaço do fígado e baço, desanimo, prostração, palidez perda de apetite, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreias, sangramento na boca e no intestino (hemorragias). Os sintomas da leishmaniose são fáceis de ser confundida com os da malaria, esquistossomose, doença de chagas, etc. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses. Alguns canídeos (raposas, cães), roedores, podem ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores. Nos centros urbanos a transmissão se torna perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao homem. O cão é o principal reservatório da doença. Os principais sintomas no animal são a perda de apetite, feridas no corpo, secreção nos olhos, crescimento das unhas, perda de peso, queda de pelos e fica apático, perde os movimentos das patas traseiras. Recomendações: - Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores dos insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acumulo de material orgânico; - Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo; - Cuide bem da saúde do seu cão. Ele pode se transformar num reservatório doméstico do parasita, que será transmitido para as pessoas próximas e outros animais. Casos positivos De acordo com a responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mirandópolis, Leonilda Maria, foram realizadas 200 coletas de sangue para controle de leishmaniose nos bairros Amandaba, Primeira e Terceira Aliança. Há previsão nos próximos dias dos trabalhos serem feitos na Segunda Aliança. Em Mirandópolis, foram registrados dois casos positivos para leishmaniose em 2017: uma criança de 7 anos do bairro Bela Vista e um morador de 52 anos, que veio a óbito em decorrência da doença. Ele morava no bairro Aeroporto. Vacina contra a raiva Entre o período 07 de Agosto e 07 de Setembro cerca de 5 mil doses de vacinas contra a raiva serão aplicadas em cachorros e gatos pela cidade. Os agentes de Zoonoses, com a colaboração dos Vetores, irão passar de casa em casa realizando o serviço. O morador que não estiver presente na residência poderá buscar a dose no CCZ para a retirada. É necessário levar uma caixa de isopor com gelo.