09 MAI 2022
Dia do Patrono Ebe Aurora
Em 22 de dezembro de 1971 as autoridades do nosso município decidiram homenageá-la dando seu nome para nossa escola.
Na manhã do dia (05/05), Aconteceu o evento “Dia da Patrona” realizado na sede da escola municipal, com o intuito de homenagear a Patrona da nossa linda escola, “Ebe Aurora Fernandes Marcos”, que sempre estará na memória do nosso município. O diretor da Escola Professor Me. Paulo Cézar Pardim de Sousa, em nome de toda a Equipe escolar, agradece imensamente a presença de todos os convidados que abrilhantaram este lindo evento, em especial a irmã da nossa Patrona, Senhora Marlene do Carmo Fernandes Machado e a prima da nossa Patrona, Senhora Silvana.
Nosso Prefeito, Ademiro Olegário (Mirão) se fez presente nesta importante comemoração para o nosso município, e relembrou seus bons tempos como alunos da escola. O evento contou também com a presença da Diretora de Departamento de Educação Josiane Caldatto Franco, do chefe de Gabinete Celes Garcia Junior, da Vice-diretora da Educação Infantil Janaina Venâncio, da Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Savero Tramonte Cecília Cristina Alves Bersani, da Supervisora da Diretoria Regional de Ensino de Andradina/SP, Sandra Arces Delgado e representando as Mães dos nossos alunos, Lóide Andreia que realizou uma linda apresentação musical. Tivemos também apresentações teatrais, leitura de acrósticos e poemas sobre a nossa Patrona. O público presente adorou o desempenho de todos os alunos participantes.
 A patrona da nossa escola, Ebe Aurora, nasceu no dia 23 de dezembro de 1931, na cidade de Santa Adélia, estado de São Paulo, onde viveu desde sua infância até sua juventude.
Era a terceira filha do casal Antônio Fernandes Marin e Basilissa Fernandes Marcos, descendente de espanhóis, seu pai era agricultor e sua mãe cuidava dos filhos e dos afazeres da casa. Tinha cinco irmãos: Maria Ruth, Izelter, Ângulo, Paulo e Marlene. Tiveram uma infância feliz.
Iniciou seus estudos em 1942, em sua terra natal, o curso ginasial em 1946, em Catanduva, e em, 1949 o curso normal em Guararapes, onde a família fixou residência.
Em 1953 formou-se professora de 1º grau na Escola Normal Municipal de Guararapes/SP. Em 1954, ao passar num concurso público estadual para o ingresso ao magistério, necessitou realizar o exame admissional e nesse momento, infelizmente, foi constatado um problema cardíaco. Foi submetida a uma cirurgia para conseguir ingressar e eventualmente tornou-se Professora titular de cargo na Escola Estadual Itelvina Ferreira no bairro Amandaba, distrito de Mirandópolis/SP.
Em 1955, Mirandópolis/SP foi agraciada com a chegada da família Marcos. Com o falecimento do pai Antônio, Ebe Aurora, passou a cuidar dos bens da família. Ela era o braço forte, pois tinha uma liderança que impulsionava a todos os membros.
Assim como quatro de seus irmãos, se formou no magistério e começou a lecionar como professora substituta na escola isolada da fazenda Nova Vida, e um de seus irmãos tornou-se advogado.
No entanto, depois da cirurgia, sua saúde ficou frágil e não era mais possível lecionar, então se tornou professora comissionada no CENE, hoje, Escola Estadual Noêmia Dias Perotti.
Era uma moça muito elegante e se vestia muito bem. Quando a senhora Antiniska Mustafa realizava os desfiles de moda na cidade, lá estava Ebe Aurora toda formosa para desfilar e realizar os registros dos melhores momentos no jornal da época, pois também era colunista social no mesmo. Para ajudar na renda da família também fazia bolos em suas horas vagas.
Faleceu no dia 13 de julho de 1971, vítima de problemas cardíacos.
Em 22 de dezembro de 1971 as autoridades do nosso município decidiram homenageá-la dando seu nome para nossa escola, que até esta data chama-se 3º Grupo Escolar Estadual.
A nossa escola teve várias denominações:
•    GESC “Prof.ª Ebe Aurora Fernandes Marcos”, à partir de 22/12/1971 (1ª à 4ª série);
•    EEPG “Prof.ª Ebe Aurora Fernandes Marcos”, à partir de 24/01/1976 (1ª à 8ª série e escolas isoladas);
•    EE “Prof.ª Ebe Aurora Fernandes Marcos”, à partir de 19/11/1999;
•    Desde 15 de abril de 2003, até o presente momento EMEF “Prof.ª Ebe Aurora Fernandes Marcos”.
Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: João Felipy