21 JAN 2013
Levantamento apontará tipos de cultura agropecuária do município

Mirandópolis, 21/01/2013 – A Prefeitura de Mirandópolis vai participar de um levantamento detalhado dos tipos de cultura agropecuária no município. A pesquisa será feita pela Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada em parceria com associações, sindicatos, cooperativas e demais entidades de apoio ao produtor rural e secretariada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O objetivo do estudo é suprir a falta de informações sobre os tipos de produção agrícola e pecuária em cada propriedade medida por área e quantidade produzida. Uma tabela foi desenvolvida pelo engenheiro agrônomo João Marcos Correa Zuin e distribuída aos representantes das entidades envolvidas para a aplicação imediata aos produtores. O prazo para entrega dos primeiros dados coletados é 14 de fevereiro, em reunião as 9h na Casa da Agricultura. O levantamento será coletado em quatro etapas: fevereiro, abril, junho e novembro para obter dados atualizados e médios.

Todas as informações individuais coletadas serão entregues à Cati e transformadas em um montante geral. “Os dados individuais ficarão guardados conosco. O produtor pode fica tranquilo. O que será divulgado ao IBGE e Prefeitura será uma consolidação das informações”, explica o engenheiro agrônomo.

Segundo o contador diretor do Departamento da Fazenda, Francisco Antonio de Lima, este levantamento vai ajudar a aumentar a arrecadação da Prefeitura, assim como facilitar o pedido de recursos com o governo estadual e federal. “Quanto mais aumentarmos nossas informações maior será a nossa participação no ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços e poderemos arrumar mais estradas, comprar máquinas e outros benefícios”, explica o diretor.