05 JUL 2022
Recebimento do novo benefício – o cartão alimentação Bk Bank – cartão social.
Algumas famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS do município de Mirandópolis - SP iniciaram o recebimento do novo benefício – o cartão alimentação Bk Bank – cartão social. Por meio do cartão, os usuários passarão a ter um recurso de R$ 250,00 por mês, a ser utilizado com a compra de alimentos. A ideia é humanizar o processo, uma vez que, com o cartão em mãos, são os beneficiários que escolhem onde e o que comprar sempre com a finalidade de garantir maior autonomia aos indivíduos e famílias, reforçando ainda a importância da liberdade de escolha do alimento como ferramenta de exercício da cidadania da população. A concessão do cartão alimentação respeita e leva em consideração os hábitos alimentares locais, a diversidade alimentar de cada família, suas preferências, suas particularidades garantindo dignidade aos cidadãos e o direito humano à alimentação adequada.

A disponibilização do cartão está embasada na Lei Municipal n°3122/2022 que «Dispõe sobre a Politica Pública de Assistência Social» e se concretizou mediante a realização de licitação pública. « O cartão permite que as pessoas em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade tenham a autonomia de ir até o mercado e escolher o que comprar para a família», destaca a Diretora do Departamento Social, Jucélia Avanço. O investimento para a disponibilização do benefício provém do Orçamento Público que injetará no Fundo Municipal de Assistência Social para, mais de R$ 240.000,00 anualmente, garantindo assim um avanço histórico para a Política Pública de Assistencial Social do município de Mirandópolis- SP. O município que antes realizava a compra de 30 cestas básicas mês, custando anualmente média de R$ 92.000,00 , atualmente atingirá a concessão de 80 vales alimentação mensais, aumentando assim o investimento na área social em média de 161%.
Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Promoção Social