Semana Estadual de Controle ao Escorpião
De 28 de agosto a 01 de setembro de 2023
PICADAS DE ESCORPIÕES - O que é preciso saber?
O Escorpião aparece com maior frequência nos meses mais quentes e úmidos (entre outubro e março), principalmente no mês de agosto que é a época de reprodução dos escorpiões. No entanto, devido à altas temperaturas, os acidentes por picadas de escorpião vêm ocorrendo em grande número ao longo de todo o ano (durante todos os meses) no Estado de São Paulo.
Isso pode salvar a SUA VIDA!
- Evitar acumulo de entulho e manter lixos bem fechados;
- Manter jardins e quintais limpos;
- Afastar camas e berços das paredes;
- Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques e colocar telas também nas janelas;
- Vedar as soleiras das portas (com saquinho de areia, panos ou veda porta) e janelas de preferência durante todo o dia, mas principalmente ao entardecer e durante a noite;
- Atenção: Oriente seu filho a não mexer ou pisar em buracos, sob pedras, tijolos, madeiras e entulhos. O ideal é que ele não brinque em quintais e áreas com entulhos e mato, principalmente descalço.
Sintomas da Picada de Escorpião:
- A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada (em 100% dos casos). Os sintomas variam de acordo com a quantidade de veneno inoculada e a massa corporal do paciente.
- Em crianças ocorrerá inicialmente choro intenso e abrupto devido à dor. Dependendo da idade da criança, ela consegue identificar o local da dor, que normalmente é o pé ou a mão.
- O local da picada às vezes fica vermelho, pode inchar e apresentar suor. A dor e esses outros sinais podem irradiar para o braço ou perna. A partir desse momento a criança já apresenta aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.
O que não fazer:
- Torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada;
- Não fazer sucção no local da ferida;
- Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada, nem fazer curativos que fechem o local (isso pode favorecer a ocorrência de infecções);
- Não ingerir bebida alguma no intuito de tirar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico.
- Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois aumenta a dor.
Os primeiros socorros devem ser feitos rapidamente!
Primeiros socorros em caso de acidente com escorpião o que fazer: Limpar o local da picada com água e sabão; Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor).
IMPORTANTE: PROCURE IMEDIATAMENTE ATENDIMENTO MÉDICO (PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS E IDOSOS).
TELEFONES: 3701-4002 e Hem - 3701-1611