22 ABR 2019
Cadastro para castração gratuita passa a ser feito na Prefeitura

A partir do dia 2 de maio, o cadastro gratuito de animais que necessitam do serviço de castração no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município passará a ser realizado no protocolo do Paço Municipal. Antes, esse procedimento era feito na sede do CCZ, que fica na vicinal Antenor Nepomuceno. O horário de funcionamento ao público na Prefeitura é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Para que o serviço de castração seja solicitado é preciso preencher uma ficha contendo informações pessoais do solicitante e do animal de estimação. É preciso ainda levar RG ou CPF, cópia do comprovante de residência e cópia da carteira de vacinação do bichinho, se houver.

CASTRAÇÃO

A castração é uma cirurgia que impede a procriação e o cio do animal. Além disso, o animal torna-se mais calmo, deixam de miar ou uivar excessivamente, os machos deixam de fugir atrás das fêmeas que estão no cio e previne doenças do aparelho produtivo podendo aumentar o tempo de vida do bichinho.

Para cães, é preciso que o animal tenha no mínimo seis meses de vida e que tenha realizado exame de hemograma custeado pelo proprietário em clínica particular. Para gatos, é exigida idade mínima de seis meses. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3701-1855.