12 FEV 2021
De Mirandópolis á Europa
Com suas obras expostas pelas ruas de Mirandópolis o promissor artista plástico Oséias Alves Moreira, tem presença confirmada na exposição de artes da Bienal de Belgrado na Servia, Europa.

O artista plástico de 41 anos, Oséias Alves Moreira, confirmou ao final do mês passado sua presença em uma das maiores exposição de arte do mundo, a “Bienal de Belgrado-Adriático 2021”, que ocorrerá entre os dias 10 e 18 de junho, na capital da Servia, Belgrado. O evento será televisionado e contará com a presença de artistas de todas as partes do planeta e o mirandopolense foi convidado a participar da exposição como representante de nosso país este ano.

Ele apresentará um acervo de 10 obras em tela e tinta óleo, e a escolhida como destaque foi “o cortador de cana”, que se encontra em um dos pilares do pontilhão presente na Rua Anchieta em Mirandópolis-SP. Ela faz parte de um conjunto de obras que contam um pouco da história do município e foi encomendada pelo Prefeito Everton Sodario em seu primeiro ano de mandato para a decoração urbana do local. A pintura poderá leva-lo ao prêmio de artista do ano pela Belgrade Cutural Association, que ocorrerá pela primeira vez na bienal.

“É uma honra poder representar, tanto a nossa pátria quanto o nosso município. São poucas pessoas que tem a oportunidade de estar na Bienal de Belgrado, que é conhecida internacionalmente. Ela me abrirá novas portas”, diz o artista sobre a exposição.

Em 2018, Alves começou a trabalhar com arte urbana na decoração de espaços públicos e privados. Já em 2020, devido á quarentena decretada pela pandemia da Covid-19, ele volta a produzir arte em tela e com o auxílio das redes social, o pintor começou a divulgar seu trabalho, com isso revistas de arte de todo o país passaram a conhecê-lo e prestigiar seu trabalho.

O artista conta que sempre teve um apreço pela arte, desde muito pequeno desenhava e o fato de autodidata apenas facilitou sua experiência. “Aos oito anos de idade já desenhava com o auxílio de gravetos carbonizados. Era eu quem produzia meu próprio material, misturava leite, detergente, cola tenaz e corante xadrez”, disse o pintor para a revista “Arte Revista” na edição de outubro de 2020. No ano 1998 se dedicou a sua paixão pela arte e investiu seu tempo na descoberta técnicas próprias e em cursos para enriquecimento de bagagem artística. Há 15 anos Oséias vive de seu trabalho como pintor, hoje ele mantem uma relação profissional com a arte.

Confira também na galeria, fotos de obras feitas exclusivamente por Oséias para o município.

Autor: Rafael Sabbino