21 MAI 2021
Conhece as ações do Departamento de Promoção Social
Entrega de alimentos pelo PAA

O Departamento de Promoção Social realiza inúmeras atividades, e a fim apresenta-las a população e mostrar um pouco do aconteceu no mês de maio, a Pasta Social decidiu compartilhar o que são essas atividades e como os programas referenciados funcionam.

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, destinados às famílias em situação vulnerável e referenciadas pelo CRAS.

O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente o município de Mirandópolis conta com 250 famílias beneficiadas. As entregas dos legumes acontecem todas as quintas-feiras no prédio da terceira idade a partir das oito e meia da manhã. Diante a pandemia da covid-19, a distribuição dos alimentos acontece de forma criteriosa e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, obedecendo às normas de distanciamento social e equipamentos de proteção, como máscaras e álcool em gel, em ambiente espaçoso e arejado.

Nos encontros há a participação da coordenadora Juliana Yurasseck Bissoli Zuin, que acompanha a entrega auxiliando na distribuição e organização das famílias beneficiadas. As orientações aos usuários são realizadas pela equipe técnica do CRAS de maneira remota sobre a importância de se proteger contra o vírus e orientações pertinentes.

No dia 6 de maio, os alimentos foram distribuídos em sacolas personalizadas fornecidas pelo Departamento de Promoção Social através do CRAS e em parceria com o Departamento de Agricultora e Abastecimento.

PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O acompanhamento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais.

SCFV - Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculo

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, são atendias crianças e suas famílias de zero a seis anos e adolescentes de 15 a 17 anos. O serviço tem como um dos objetivos a Convivência Social, Participação e Direito de Ser, pois são elementos que tendem a fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O serviço é ofertado nos bairros rurais e urbanos.

Projeto Batucando na Comunidade

Famílias assistidas pelo PAIF, SCFV, e programas de transferência de renda, atinge um público de 8 a 21 anos, desenvolve aulas de percussão e tem como objetivo desenvolver habilidades voltadas à música, disciplina e autoestima. O projeto atinge tanto o público da zona urbana como dos bairros rurais.

As famílias acompanhadas pelos serviços no início do mês de Maio foram atendidas com de kits de alimentos (proteínas, frutas, bolachas, pão de forma, entre outros produtos), um complemento do kit alimentação com o objetivo de garantir a segurança alimentar através de insumos não presentes na cesta básica, através do incremento Covid-19, foram atendidas 200 famílias nos bairros rurais e urbanos.

Fonte: Governo Municipal