O Núcleo de Especialidades da Saúde (NES) se mobilizou este mês para apoiar a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo. O prédio, que atende diariamente cerca de 150 pacientes foi decorado com frases, faixas e quadros motivacionais, que incentivam a valorização da vida.
Esta campanha existe desde o ano de 1994, e se tornou conhecida mundialmente após o casal Dale Emme e Darlene Emme iniciarem o programa de prevenção ao suicídio “Fita Amarela”, ou “Yellow Ribbom” em inglês.
A atendente do departamento de vetores, Joelma Amorin, conta que os resultados positivos da campanha começaram a aparecer após poucos dias e que muitas pessoas que passam pelo NES para serem atendidas estão se abrindo e até mesmo se emocionando ao contar suas histórias de vida e de conhecidos que já passaram por momentos difíceis de depressão, “nós vemos que a busca de uma realização sentimental é muito grande hoje no ser humano e por isso, é essencial conscientizar as pessoas de que viver ainda vale a pena! Mostrar que eles são importantes tanto para nós da saúde, quanto para as pessoas que estão ao seu redor”.
Atendimento com o psicólogo:
O primeiro passo para aqueles que necessitam de atendimento psicológico profissional é ir até o posto de saúde e explicar ao médico o que está passando. Em seguida, o clínico irá encaminhar o paciente ao médico especialista, que agendará a consulta de acordo com a lista de espera.
Além disso, o Núcleo de Especialização da Saúde realiza um plantão com as psicólogas todas as sextas-feiras. Para se consultar, o munícipe deve chegar com antecedência, pois apenas duas vagas são disponibilizadas por plantão. Com isso, quem precisa do atendimento com urgência consegue ser consultado sem a necessidade de entrar para a lista de espera.