24 MAR 2021
Espaço Árvore: O Paço Municipal de cara nova

A empresa ABM2 Arquitetura recebeu na tarde de ontem (22), um certificado de menção honrosa pela contribuição na revitalização do entorno do Paço Municipal de Mirandópolis. O projeto “Espaço Árvore” foi responsável pelo plantio de mais de 20 mudas de plátano que darão uma extensa área sombreada aos pedestres, e mais de 15 outras espécies ornamentais agregarão ao designe externo do prédio. As plantas foram escolhidas a partir de caracteres visualmente atraentes, com cores e texturas distintas, e de fácil adaptação ao clima local, garantindo a permanência da autenticidade do Paço de Mirandópolis.

O projeto paisagístico que contou com o apoio do Departamento de Meio Ambiente e do Departamento de Obras, consiste em uma área das vias pública destinada ao plantio de vegetação de forma ecológica e consciente. Os revestimentos impermeáveis, como o asfalto e concreto, são substituídos por grama ou materiais porosos e tem como principal vantagem a filtração de água da chuva no solo. Comumente essa água cairia em um calçamento de piso impermeável, seria direcionada às bocas de lobo para, em seguida, correr em direção aos rios, porém a água vai para as ruas e não consegue escoar, devido ao acúmulo de lixo, causando áreas de possível alagamento e enchentes.

A iniciativa da calçada ecológica é mais econômica e traz inúmeros benefícios. Também ocorreu a reposição de árvores para um futuro de 50 anos já que houve a retirada de árvores com risco de queda - todas devidamente autorizadas pelo DMA, com justificativas técnicas. A implantação de tais mudas buscou o tamanho compatível com o desenvolvimento do tronco e das raízes em seus canteiros, não prejudicando assim o calçamento e garantindo o crescimento saudável das espécies escolhidas. Entre elas estão a tradicional Cerejeira em homenagem a comunidade japonesa presente no município e uma Oliveira, que carrega o significado de paz, sabedoria, abundância e glória.

Autor: Rafael Sabino