26 JUL 2021
Período de estiagem pode agravar o racionamento de água em Mirandópolis
Barragem São Lourenço, Mirandópolis - SP
Devido a escassez de chuva na região, Mirandópolis-SP pode passar por um sério racionamento de seus recursos hídricos e a população está passível de multa por desperdício de água.
Desde o começo do mês de julho o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis (SAAEM), vem racionando o abastecimento de água do município. Segundo o diretor executivo da autarquia, Roberto Sekiya, o racionamento acontece devido a falta de chuva no período de estiagem e ao baixo nível dos reservatórios. “A princípio este racionamento acontece com a diminuição da pressão da água da rede de distribuição durante o dia e a noite a partir das 18h00 até as 22h00, aumentamos a pressão para, pelo menos, encher as caixas das residências”, explicou Roberto.

Sem previsão para chuva na região, o SAAEM busca novas medidas para remediar a situação. Além das barragens São Lourenço e Santa Helena, que funcionam com pouco menos de 15% de sua capacidade, está em planejamento a construção de uma terceira represa para casos como esse.

Todo o país vem passando por uma crise hídrica nos últimos tempos, comparado ao mesmo período de outros anos, 2021 tem tido o pior índice de chuva durante a estiagem. Roberto ainda pede a atenção da população para desperdício de água e lembra que está sujeito a multa aquele que for autuado fazendo uso indevido do recurso, podendo desembolsar R$250,00. “Pedimos para a população evitar e desperdício de água. Evitar lavar calçadas, garagens, automóveis e também diminuir o tempo no banho. Estas são medidas que a população pode tomar para diminuir o agravamento da falta de água”, reforçou o diretor.

Fonte: Governo Municipal
Autor: Rafael Sabino