14 MAI 2021
CULTURA
Oficina Cultural: EM DEFESA DA NARRATIVIDADE - PSICANÁLISE E ESCRITA CRIATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Coordenação: Ricardo Hirata
Datas e horário: 15 de junho das 18h às 21h
Inscrições: até preenchimento das vagas
50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos
Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIucuiorD0iG9OrkF1E2J50mITcra4fumXA

Sinopse
Vivemos numa era de desorientação, como Narciso à beira do lago, que não encontra em si mesmo, um lugar para um desejo. “Para onde ir? Que futuro me aguarda?”
Pandemias e catástrofes ecológicas evidenciam uma linha do horizonte onde o sol não nasce radiante, mas se põe de modo sombrio e fantasmático. Será preciso reaprender a narrar os tempos da tristeza e da melancolia, encontrar nos objetos perdidos idealizados, uma possibilidade de recriar o que perdemos, reconhecer os traumas e re-endereçar as injustiças perpetradas pelos colonialismos. Re-investir nas potências narrativas que levam em conta conteúdos inconscientes, é imprescindível.

Ricardo Hirata é psicanalista e escritor. Com mais de quinze anos de experiência clínica, realiza desde 2015, oficinas e laboratórios de escrita criativa, na interface entre a literatura e a psicanálise, junto ao Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP-SP). Realiza também intervenções com psicanálise e literatura junto a instituições onde houveram traumas psíquicos, como casos de suicídio e abuso moral e sexual, através da escrita participativa de cartas-poemas. Em 2019, em co-autoria com pacientes de psicoterapia, escreveu o roteiro da peça "Olho de Peixe Morto" sobre isolamento social e tentativas de suicídio entre adolescentes. Realizou uma leitura aberta do texto, com elenco profissional, no Atelier Travessia, em São Paulo, no mês de dezembro. Em 2020, fundou a Literacura, empresa voltada para ações em psicanálise e, com outros artistas, inaugurou o Núcleo Artístico Epidauro. É co-autor de Atendimento Psicanalítico da Depressão (Zagodoni, 2020) e de artigos em periódicos de psicologia.