20 SET 2019
Meio Ambiente promove ação em comemoração ao dia da árvore

O Departamento de Meio Ambiente junto ao Departamento de Agricultura de Mirandópolis realizou nesta sexta-feira uma grande ação em comemoração ao Dia da Árvore - 21 de setembro -.

Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Hélio Faria e do grupo de escoteiros Mirandus Árbues realizaram o plantio de 200 mudas de árvores nativas em diferentes áreas de preservação no Município, entre elas a pertencente ao bairro Esplanada e outra do Bosque Municipal.

Foi realizada previamente uma palestra ministrada pelo Diretor do Departamento do Meio Ambiente Renato Gonfiantini e a agrônoma do Departamento de Agricultura Jaila de Souza. O tema abordado foi da importância das árvores para o zoneamento urbano que segundo Renato, “As árvores cumprem um papel fundamental também nas cidades, não só em aspectos estéticos e da sombra que promovem, também proporcionam qualidade ambiental através da absorção do dióxido de carbono - um dos gases responsáveis pelo efeito estufa -, libertam oxigênio, fixam poluentes em suspensão, reduzem ruídos, servem de abrigo e alimento a diversas espécies animais, favorecendo a biodiversidade, ajudam na infiltração de águas pluviais e promovem a diminuição do consumo energético das habitações envolventes”.

O Departamento de Meio Ambiente informa que conta com várias mudas nativas para doação, elas são formadas no viveiro municipal em parceria com a Penitenciária de Mirandópolis Nestor Canoa. De janeiro deste ano até o momento foram doadas 4059 mudas e os munícipes que tenha interesse deverão protocolar o pedido junto no setor de protocolo, solicitando a espécie e quantidade de mudas.

Para o chefe do poder executivo municipal, Carlos Weverton Sanches, “a programação tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, das florestas e proteção do meio ambiente. A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que existe no planeta”, ressalta o Prefeito Interino.