29 JUN 2017
Cooperativa passará recolher lixo reciclável somente por agendamento? Não é verdade!

Circula pela cidade uma notícia que diz que a Cooperativa de Reciclagem Global não iria mais recolher os resíduos recicláveis de casa em casa, mas sim apenas de forma agendada. Não é verdade. O departamento de Meio Ambiente, responsável por assistir a Cooperativa, desmente a informação. Os serviços continuarão ser feitos de porta em porta como antes. “Soubemos que uma carta estava sendo entregue aos moradores dizendo que o serviço só seria feito se fosse agendado. É falsa essa informação. Os trabalhos da cooperativa seguem sendo feitos da mesma maneira: de porta em porta para recolher os produtos recicláveis”, afirmou o diretor da pasta Lucas Costa. O Município realiza coleta seletiva desde 2013, sendo realizada de porta em porta uma vez por semana em cada setor, sendo assistidos 100% da área urbana mais os bairros das Alianças. De acordo com o gerente da Cooperativa Márcio Ferreira Souza, o munícipe pode solicitar uma coleta agendada em caso de urgência ou o volume do material seja demasiado para ser disposta em via pública. O Governo Municipal ainda realiza a coleta de lixo eletrônico, pneus velhos e óleo usado juntamente com a coleta seletiva. Os materiais são triados e destinados de forma ambientalmente adequada. Na última terça-feira (13/06) foram entregues Equipamentos de Proteção Individual aos colaboradores da Cooperativa Global de Reciclagem. Dentre os equipamentos estão capacetes, máscaras, luvas, botas, protetores auriculares e óculos de proteção. A Cooperativa Global de Reciclagem é composta atualmente por 13 membros e toda a renda oriunda da triagem, processamento e venda do material é repartido entre eles. A Prefeitura os auxiliam realizando a coleta seletiva, a sessão de um barracão, onde estão atualmente alocados, subsidiando os gastos contínuos de água, energia e combustível, além de fornecer dois funcionários efetivos dedicados exclusivamente a realização deste serviço. Como cunho social, é doado também uma cesta básica a cada cooperado mensalmente. Somente neste ano foram coletados e destinados cerca de 150 toneladas de material reciclável.