14 AGO 2017
Prefeitura faz parceria com Instituto da Visão e inicia cirurgias de catarata

O Governo Municipal – por meio do departamento de Saúde – iniciou no último sábado (12/8) parceria com o Instituto da Visão de Andradina e deu início ao mutirão de cirurgias de catarata. As primeiras pessoas realizaram o procedimento cirúrgico já nesse último fim de semana. O retorno da consulta delas está marcado para 19 de agosto. De acordo com o departamento, mais de 100 cirurgias serão realizadas. “Esse número pode aumentar porque existem casos que o paciente não tem apenas catarata e sim outros problemas oftalmológicos, e isso pode impedir de fazer a cirurgia, então, damos lugar a outro que precisa”, afirmou o diretor da Saúde, Farid Haddad. Os pacientes são agendados através da Central de Agendamento do município. Eles recebem as ligações da Central e são orientados sobre dia e horário da cirurgia e toda sua preparação. As cirurgias são feitas pelos oftalmologistas Dr. Adalberto Bueno e Dr. Renato Caetano. Os pacientes chegam na clínica às 6h e são submetidos a diversos exames antes de iniciar o procedimento cirúrgico. O Governo Municipal libera um micro-ônibus para fazer o transporte dos pacientes a Andradina. Além disso, a Prefeitura fornece ainda um colírio que deve ser usado após a cirurgia. O Município também disponibiliza uma técnica de enfermagem que fica responsável por acompanhar os pacientes durante todo o procedimento. A profissional fica disponível para auxiliá-los no que for necessário na clínica. As cirurgias são realizadas através da emenda do deputado federal José Mentor no valor de R$ 100 mil. A verba foi liberada ano passado, entretanto, somente neste ano que a atual administração passou a realizar os trabalhos. Inicialmente, os procedimentos cirúrgicos seriam feitos no Hospital Estadual de Mirandópolis, o que traria mais comodidade aos pacientes, mas as conversas com o Estado não avançaram. Foi então que o Governo Municipal conseguiu fechar parceria com o Instituto da Visão, uma clínica particular referência na região. A catarata ocorre quando o cristalino do olho começa a ficar opaco, causando uma visão embaçada, falta de nitidez e visão dupla. Histórico familiar pode ser uma tendência ao desenvolvimento. O tratamento é indicado quando a condição passa a atrapalhar as atividades diárias da pessoa.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024