Os 40 anos de co-irmandade entre Mirandópolis e Takaoka foram marcados pela simpatia dos visitantes japoneses e acolhimento hospitaleiro dos mirandopolenses. Durante três dias a comitiva de Takaoka esteve em Mirandópolis para conhecer um pouco mais de seus co-irmãos e celebrar quatro décadas de parceria.
Composta pelo prefeito de Takaoka, Masaki Takahashi; o presidente da Câmara de vereadores, Hiroshi Aoki; a vereadora Kazuko Hizume e outras 13 pessoas líderes de segmentos da sociedade, jornalistas e estudantes, a comitiva japonesa esteve no clube Nipo Brasileiro, na sede dos Poderes: Executivo e Legislativo, visitaram escolas, propriedades rurais e alguns pontos da cidade que representam a influência da cultura japonesa em Mirandópolis.
O marco da visita foi a solenidade na avenida Rafael Pereira, realizada na segunda-feira (24), pela manhã, para descerramento do monumento alusivo aos 40 anos de co-irmandade. Ao lado do palanque oficial estão fixados os brasões oficiais de Mirandópolis e de Takaoka.
Mesmo com a dificuldade em comunicação pelo idioma, os japoneses se mostraram simpáticos, cordiais e ficaram satisfeitos com a recepção, conforme confirmou o intérprete e chefe da seção de intercâmbio internacional da Prefeitura de Takaoka, Eikiti Sasajima. Eles conheceram as comidas brasileiras: churrasco, feijoada, etc. Assistiram à apresentações de dança de salão e samba carnavalesco. Apreciaram o coral das crianças do ensino infantil cantando o hino do município e se emocionaram com a Banda Marcial Municipal de Mirandópolis – BM3 executando o Hino do Japão sob regência do maestro Wellington Reginaldo dos Santos. Receberam títulos de Hóspedes Oficiais e Cidadãos Mirandopolenses, duas honrarias dos poderes Executivo e Legislativo, respectivamente.
Se despediram na noite da terça-feira (26) na sede da Associação Cultural e Esportiva de Mirandópolis – ACEM, já com maior entrosamento com os brasileiros e reforçaram que os laços devem continuar entre as duas cidades.
TAKAOKA
Takaoka está localizada na Província de Toyama e possui aproximadamente 200 mil habitantes. Com 405 anos de fundação, a cidade vive da produção de alumínio e outras indústrias. O prefeito Masaki Takahashi está no segundo mandato e pode disputar o cargo consecutivamente quantas vezes quiser. Como retribuição a receptividade o prefeito japonês convidou o Chefe do Executivo de Mirandópolis, Chicão Momesso, para conhecer a cidade co-irmã em data a ser agendada.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------