As Companhias de Folia de Reis “Estrela do Oriente” e “Estrela da Guia do Terço dos Homens” receberam, pela primeira vez do Governo Municipal, novos instrumentos musicais para se apresentarem em encontros e eventos da tradição.
Cada companhia recebeu um kit com zabumba, reco reco, pandeiro, violão, viola e cavaquinho. Os instrumentos auxiliarão as companhias no aperfeiçoamento para as apresentações que mantém a tradição viva. Durante todo o ano, os mirandopolenses participam de encontros de folias de reis por todo o Estado. No dia 6 de janeiro, Dia de Santo Reis, as companhias visitam o Paço Municipal cantando aos pés do presépio do Menino Jesus e abençoando o novo ano.
As duas companhias de Mirandópolis: Estrela do Oriente e Estrela da Guia do Terço dos Homens agradeceram o apoio da Administração Municipal e se emocionaram ao receber os novos instrumentos. “Eu nunca vi um governo como este em Mirandópolis. Recebemos apoio para participar dos eventos em outras cidades, resgatamos o Encontro de Reis em Mirandópolis e agora recebemos novos instrumentos pela primeira vez”, agradeceu José Biapino, fundador da primeira companhia de Reis, Estrela do Oriente. O prefeito Chicão Momesso recebeu uma placa como agradecimento pelos investimentos das mãos da participante, Maria Jesus Pascoaleto Guinami, que ressaltou “O prefeito Francisco Momesso vai passar, mas o grande amigo Chicão vai continuar no nosso meio, com nosso respeito e amizade por tudo que tem feito por nossa cidade”, observou.
De origem européia a Folia de Reis é celebrada no Brasil no dia 6 de janeiro. Todos os anos, as companhias Estrela do Oriente e Estrela Guia do Terço dos Homens, ambas de Mirandópolis, passam pelo Paço Municipal no dia de Santo Reis, para cantar aos pés do presépio. Segundo a cultura católica, quando os três reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar vieram a estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido oferecendo como presente: o ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e imortalidade.