O prefeito Chicão Momesso acabou de receber os representantes do Assentamento Florestan Fernandes que vieram agradecer o apoio da Administração Municipal e pedir apoio para reivindicar, ao Governo Federal, as melhorias prometidas para o novo assentamento implantado na antiga fazenda Retiro.
Os assentados Janaina, Simone, Robson e Zezão estiveram acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Andradina – Sintraf, Wilian Marciano Moro e ressaltaram: “Não viemos cobrar, viemos apenas pedir apoio para termos mais força na nossa reivindicação ao Governo Federal”.
A preocupação dos assentados, cujo Assentamento foi homologado em abril de 2013, é na demora pela resposta do Governo Federal em ajudá-los com recursos para infraestrutura dos lotes. “Estamos esperando resposta do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário para implantação dos poços artesianos e construção das moradias”, destacou o sindicalista.
Desde dezembro de 2013, um projeto para implantação de oito poços artesianos elaborado pela Prefeitura, está pronto e à disposição do Governo Federal. “Sabemos que o prefeito fez a parte dele, mas até agora não tivemos resposta e nem justificativa dos Ministérios”, completou o presidente do Sindicato.
Sobre a moradia, os manifestantes combinaram esperar até a próxima quarta-feira (23), quando termina o prazo dado pelo Governo Federal, para então solicitarem apoio ao prefeito Chicão com a viabilização de uma agenda em Brasília junto aos órgãos responsáveis.
Embora pacífica, a reunião contou com apoio e acompanhamento da Polícia Militar que ofereceu segurança aos manifestantes e ao Chefe do Poder Executivo de Mirandópolis. A assentada Simone, elogiou o trabalho que o Município vem desenvolvendo na área rural. “Agradeço muito pelo trabalho do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS volante que nos atende lá no assentamento”, disse.
Sobre o movimento organizado no centro comercial e em frente ao Paço Municipal com faixas e manifestos, o prefeito Chicão disse ser a favor. “Sou a favor de manifestações como esta: pacífica e democrática. Todos temos direito de cobrar o que foi prometido”, finalizou.
FLORESTAN
O assentamento Florestan Fernandes foi criado na antiga fazenda Retiro, que tem 2,8 mil hectares e acolhe 210 famílias. A área foi considerada improdutiva em 2001 e decretada de interesse social para fins de reforma agrária em 22 de novembro de 2002. Com a criação desse assentamento, a região de Andradina passará a contar com 40 assentamentos administrados pelo Incra, localizados em 12 municípios e beneficiando mais de 3.400 famílias. Em Mirandópolis existem ainda os Assentamentos: São Lucas, Primavera – núcleo I e II e Esmeralda, somando mais de 500 famílias na região dos bairros Alianças.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------