Nove companhias participaram do 4º Encontro de Folia de Reis em Mirandópolis. Os “reizados” como são chamados os integrantes das companhias se apresentaram conforme a tradição: passando pelos três arcos montados em frente a Igreja Matriz de São João Batista, em procissão, cantando ao Menino Jesus. Há cerca de dez anos o encontro não era realizado no Município.
De origem européia a Folia de Reis é celebrada no Brasil no dia 6 de janeiro. Todos os anos, as companhias Estrela do Oriente e Estrela Guia do Terço dos Homens, ambas de Mirandópolis, passam pelo Paço Municipal no dia de Santo Reis, para cantar aos pés do presépio. Segundo a cultura católica, quando os três reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar vieram a estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido oferecendo como presente: o ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e imortalidade. A procissão nos três arcos representa esta caminhada a manjedoura.
O prefeito Chicão Momesso participou da missa e do encontro tradicional e parabenizou as companhias. “A história de uma cidade, estado ou país é contada por sua cultura e por isso valorizamos todas as manifestações”, destacou o Chefe do Executivo entregando um troféu simbólico ao mestre da companhia Estrela do Oriente, José Biapino dos Santos. Representante da outra companhia mirandopolense, João Fernandes da Costa, também recebeu os cumprimentos do prefeito. O Município, por meio do Departamento de Cultura adquiriu novos instrumentos para as duas companhias como incentivo a uma das culturas mais ricas do folclore brasileiro.
Organizado pelo departamento de Cultura com apoio da Comissão Permanente dos Festejos, o evento fez parte do calendário comemorativo aos 80 anos de fundação de Mirandópolis. Participaram as companhias: Estrela do Oriente – Araçatuba, Estrela Dalva – Pacaembu, Estrela Guia e Três Estrelas – Guararapes, Renovação Sagrada Família – Macaubal, São Mateus – Santa Albertina, Renascer com Cristo – Auriflama, Romeiros do Belém – Lavínia e Estrela do Oriente de Mirandópolis.
O 3º encontro de Folia de Reis foi realizado em Mirandópolis há mais de dez anos. A idéia do departamento de Cultura foi valorizar esta cultura que em alguns países é mais importante que o próprio Natal. Além deste, a administração municipal tem resgatado outros eventos culturais como o Festival de Música Popular Brasileira – Fempo (interrompido por 21 anos), Baile da Cidade e Carnaval no Clube.