Com o objetivo de conciliar as atividades agrícolas com a preservação da natureza, o Departamento de Meio Ambiente está inserindo todos os produtores rurais com até quatro módulos fiscais no Cadastro Ambiental Rural. Os proprietários de áreas rurais com até 120 hectares devem procurar o Departamento situado à rua Seimi Sadano, 1.193.
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Lucas Costa, o Cadastro Ambiental Rural é um sistema eletrônico de informações sobre as propriedades e posses rurais, com sua localização, perímetro, áreas de vegetação nativa, rios, áreas de preservação permanentes e de reserva legal.
“É importante que todos participem porque o Cadastro será obrigatório para acesso às vantagens do Programa de Regularização Ambiental, em eventuais pedidos de autorização ambiental e licenciamento de empreendimentos no imóvel, e para concessão de crédito agrícola”, ressalta o engenheiro ambiental.
O Município está oferecendo apoio para os produtores disponibilizando um computador no Departamento de Meio Ambiente para realização do cadastro. Os produtores poderão fazer o cadastro sozinhos ou com apoio dos técnicos.
Para realizar o cadastro é preciso apresentação do nome, CPF, e-mail, endereço da propriedade e área indicada na matrícula ou documento de posse. No sistema, o declarante deverá desenhar ou inserir o arquivo georreferenciamento de informações como: limite de propriedade; rios, córregos ou outros corpos d’água; áreas de preservação ambiental – APP; remanescentes de vegetação nativa; reserva legal existente ou área proposta para reserva legal. Também podem ajudar no cadastro informações como: pontos de coordenada da propriedade; plantas ou croquis.
Outras informações também podem ser obtidas no Departamento de Meio Ambiente, pelo endereço cima ou telefone 18 3701-4455 ou pelo Núcleo da Coordenadora de Biodiversidades e Recursos Naturais no 0800 113 560. O manual passo a passo está no portal: wwww.ambiente.sp.gov.br/car.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------