07 AGO 2013
Museu da Segunda Aliança terá nova sede

O bairro da Segunda Aliança terá oficialmente um museu histórico com livre acesso aos visitantes e amplo acervo de objetos e fotos antigas. Idealizado pelo produtor rural Isao Sato, o museu será montado em um imóvel em frente ao Kaikan do bairro e ficará aberto aos visitantes.

O projeto, que já existe no sítio Sato, será transferido para um local mais público com o objetivo de divulgar e facilitar o acesso de visitantes. Atualmente o museu conta com fotos e objetos antigos que relembram a história de imigração dos moradores do bairro Segunda Aliança, que vieram da Província de Tottori em meados de 1927.

No novo espaço, as histórias serão contadas em quatro espaços: uma sala para a história do município e do bairro Segunda Aliança; outra sala com a história do Brasil; e mais dois cômodos com as histórias do Mundo e Japão, respectivamente. O acesso será livre no local e a previsão de abertura é de no máximo 50 dias.

O imóvel que abrigará o projeto é de posse do idealizador e passará por reformas e adequações. O prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso; a vice prefeita Maria José Martins Zanon; o engenheiro José Pedro Zanon Júnior; o presidente da Câmara Ederson Pantaleão de Souza e os vereadores Nivaldo Aparecido Ribeiro e Roberto Sekiya visitaram o local e parabenizaram o produtor rural pela iniciativa e valorização da cultura.

“Nossa cidade é reconhecida pela cultura japonesa e pelas alianças, sempre que recebemos turistas eles querem conhecer a Comunidade Yuba e agora também poderão conhecer o Museu da Segunda Aliança, graças a iniciativa do Sr. Isao Sato”, destacou o prefeito Chicão Momesso que já conhecia o projeto do museu há muitos anos.

-----------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS