29 JAN 2013
Presidente do Fundo Social e diretora de Cultura visitam Natal de Santa Fé do Sul

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alessandra Momesso e a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Edilene da Costa visitaram o projeto Sonho de Natal, em Santa Fé do Sul – SP.

O objetivo da visita foi conhecer o projeto que utiliza material reciclagem na confecção de enfeites natalinos, para possivelmente iniciar algo semelhante em Mirandópolis. O projeto acontece durante o ano inteiro em Santa Fé do Sul com decoração, manutenção e arrecadação de novos materiais.

Segundo a coordenadora do projeto, Claire Alves Fernandes, a iniciativa já tem sete anos e começou pequeno. “Começamos apenas com a praça central e hoje já enfeitamos 16 quilômetros de avenidas por toda a cidade”. O projeto é assumido pela Secretaria de Turismo, e conta com apoio da Educação com a arrecadação de garrafas pets feita pelos alunos da rede de ensino e do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela filha do prefeito, Rosemeire Rossafa.

Para incentivar a arrecadação de garrafas, a Prefeitura de Santa Fé do Sul oferece premiações com bicicletas e notebooks para alunos e escolas participantes. “Nós distribuímos um cupom a cada 10 garrafas limpas entregues”, explica Claire. Os organizadores acreditam que a campanha também auxilia na educação ambiental das crianças e jovens.

Durante a visita a presidente do Fundo Social e a diretora de Cultura buscaram informações sobre o início do projeto e viabilidade. “Eles iniciaram com pequenos investimentos e hoje já passa de 200 mil reais por ano para enfeitar a cidade, um valor que é compensado com a vinda de turistas que acabam gastando no comércio local”, destaca a diretora de Cultura, Edilene da Costa. Após a visita o Departamento de Cultura e o Fundo Social vão analisar a possibilidade de propor parcerias para decorar a cidade no próximo Natal com materiais recicláveis.