O Município de Mirandópolis realizou na noite da segunda-feira (26) a 1ª conferência pública de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Nos próximos meses serão realizadas mais quatro encontros abertos à população.
Segundo o Departamento de Meio Ambiente – responsável direto pelo plano - a conferência tem a finalidade de promover a participação popular, com abertura para perguntas técnicas e contribuições coletivas. O PMSB deve estar de acordo com as necessidades reais da comunidade atendida. Na primeira conferência houve interação do público presente com pedidos de esclarecimentos sobre investimentos, metodologia aplicada na coleta de lixo orgânico e outros assuntos relacionados.
Apresentada pela empresa Evolua Ambiental, a conferência apresentou, no primeiro momento, o que é um plano de saneamento, qual a sua finalidade e benefícios gerados à população. O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Lucas Costa, explicou que o saneamento básico é um dos responsáveis pela saúde pública e ambiental. A proliferação de muitas doenças está ligada diretamente a falta de saneamento básico. “Os serviços efetivos em abastecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto e drenagem de água da chuva são fundamentais para garantir qualidade de vida à população”, esclarece o diretor do Meio Ambiente.
Desta forma, está o plano que visa o planejamento com eficiência e qualidade para os setores de saneamento básico, além disso, com o documento o Governo Municipal passa a ter acesso à recursos financeiros para execução de projetos, programas e ações para melhorar a qualidade de vida da população.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA