Garrafas, pneus, vasos de plantas e qualquer outro objeto que possa acumular água nos quintais devem ser entregues às equipes de agentes comunitários da saúde que estão realizando o mutirão de combate a dengue até o dia 27 de novembro. Os bairros Santa Paula, Nogara, Santa Rosa e Labor foram os primeiros a serem atendidos pela campanha cujos moradores se mostraram pró-ativos.
Para maior eficácia da ação, o bairro que será atendido pelo arrastão é comunicado na véspera por um carro de som e anúncio na rádio local. Além da dengue, o setor se preocupa com uma nova doença, a febre Chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes albopictus.
O trabalho em identificar objetos que acumulem água foi facilitado após a chuva que caiu na noite da segunda-feira (11). No bairro Labor, pela manhã de hoje a orientação ficou mais fácil e o recolhimento dos objetos foi feito a tempo para que não haja proliferação do mosquito transmissor. Além de eliminar possíveis criadouros, a dona de casa Milhervina Paixão dos Santos, contou que costuma jogar sal e água sanitária nos ralos.
Os próximos bairros a serem atendidos serão:
13/11 – Bairro Paulicéia, Agostinho Franco
14/11 – Bairro Esplanada
17/11 – Bairro Ipê e Sampaio
18/11 – Centro – região da rua Dom Pedro I, Rua Santos Dumont
19/11 – Centro – região da rua João Ferratone e Olímpio de Macedo, rua Dalva Colaferro e Estudantes
20/11 – Jardim Miguita, Vila Brasilia
21/11 – Jardim Nossa Senhora de Fátima, bairro São João da Saudade
24/11 – Jardim São Lourenço
25/11 – Bairro Morada do Sol e Colina Verde
26/11 – Bairro Sonho Meu e Vale do Sol
27/11 – Jardim Aeroporto
CASOS
Em 2014 foram registrados 132 casos positivos da doença em Mirandópolis. O ano de 2013 foi finalizado com 248 registros da doença. Para continuar diminuindo os números, é necessária a conscientização de todos os moradores. O índice de larvas este ano foi registrado na margem de1,8, enquanto o tolerável não deve passar de 0,5.
A orientação do setor responsável pela conscientização da população é para eliminação dos recipientes que possam acumular água parada nos quintais, tais como: pneus, latas, garrafas, entulhos assim como efetuar a verificação constante de caixas d’água, calhas, etc. A idéia da realização em novembro é eliminar os materiais dos quintais antes da chegada das chuvas.
Além do arrastão o Departamento de Saúde se prepara para a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, que oferecerá atividades de 17 a 21 de novembro.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------