Para intensificar o combate à dengue o Município de Mirandópolis iniciará, amanhã, um arrastão de limpezas dos criadouros do mosquito transmissor. A população será avisada através de carro de som um dia antes da coleta no referido bairro. Os primeiros a realizarem a limpeza são os moradores do Jardim Santa Rosa, Santa Paula e Nogara.
O Controle de Vetores solicita a todos que colaborem com a visita da equipe, auxiliando na retirada de materiais que possam acumular água nos quintais. Além da dengue, o setor se preocupa com uma nova doença, a febre Chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes albopictus, semelhante ao mosquito Aedes aegypti.
“Cuidar da saúde é um dever de todos nós”, destacou a profissional de Informação, Educação e Comunicação do Departamento de Saúde, Fátima Botoni. O arrastão será realizado em todos os bairros do município.
CASOS
Em 2014, até a data do dia 9 de novembro, foram registrados 132 casos positivos da doença em Mirandópolis. O ano de 2013 foi finalizado com 248 registros da doença. Para continuar diminuindo os números, é necessária a conscientização de todos os moradores. O índice de larvas este ano foi registrado na margem de1,8, enquanto o tolerável não deve passar de 0,5.
A orientação do setor responsável pela conscientização da população é para eliminação dos recipientes que possam acumular água parada nos quintais, tais como: pneus, latas, garrafas, entulhos assim como efetuar a verificação constante de caixas d’água, calhas, etc. A idéia da realização em novembro é eliminar os materiais dos quintais antes da chegada das chuvas.
Além do arrastão o Departamento de Saúde se prepara para a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, que oferecerá atividades de 17 a 21 de novembro.