Os participantes da primeira turma do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego - PEAD - “Frente de Trabalho”, estão nos últimos meses da capacitação que visa prepará-los para voltar ao mercado de trabalho. O projeto é da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo em parceria com o Município e tem a duração de nove meses com prestação de serviço e curso técnico. Como parte da capacitação, as alunas receberam orientações sobre estética e higiene pessoal para entrevistas de emprego.
A aula especial aconteceu no Polo Regional da Escola de Beleza, com a professora do curso de Maquiagem. Orientadas pelo professor do curso de Atendente, psicólogo Marco Antonio Rodrigues de Matos, as participantes do PEAD aprenderam que precisam estar preparadas para a entrevista de emprego. “Ensinamos que é preciso ter um conjunto para saber lidar com o público externo e interno com educação, clareza, gentileza e boa aparência”, explicou o professor.
Para Giseli Juliani Morabito dos Santos o programa trouxe novas expectativas de vida. “Me sinto preparada para voltar ao mercado de trabalho”, disse a moradora do bairro Amandaba que está desempregada há anos e quer voltar ao trabalho como atendente.
PEAD
Desenvolvido em parceria com os Departamentos de Promoção Social e Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio, o PEAD foi lançado em março de 2014 oferecendo 40 vagas para atuar em atividades de serviços gerais, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.
O programa ainda busca a qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Isso é feito por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. O bolsista permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana.
No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização. E recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------