A educação básica em Mirandópolis é uma das 25 melhores do Estado de São Paulo e a segunda melhor da região do extremo noroeste paulista. A afirmação vem da nota 6,9 obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. A avaliação leva em conta os fatores: aprendizagem, evasão e aprovação dos estudantes das escolas públicas.
Segundo o Departamento Municipal de Educação, a nota é resultado de um trabalho que envolve toda a comunidade escolar. Uma prova foi aplicada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental avaliando o nível de aprendizagem aplicada no decorrer do ano letivo e se houve repetência de série. A evasão de estudantes por unidade também é um dos critérios do Ideb. “No saldo total estamos muito bem”, avalia a diretora Eunice Zuin Fazano.
Ainda de acordo com o órgão que administra mais de dois mil estudantes da rede municipal em Mirandópolis, a média local está acima da expectativa brasileira. “A meta do Brasil para 2020 é atingir a nota 6 no Ideb e nós já temos 6,9, ou seja, estamos à frente!”, comemora Fazano. Em 2013 a nota do Município foi de 6,1.
Ao longo dos anos, a educação mirandopolense tem recebido investimentos não só na estrutura física das escolas com reformas, adequações e ampliações, mas na valorização dos profissionais que atendem aos estudantes, qualidade da merenda escolar e ensino apostilado. “Essa nota é o reconhecimento do trabalho de vários profissionais envolvidos no ensino municipal e a retribuição à população que merece serviços de qualidade e responsabilidade”, observa o prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso, Chicão Momesso.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------