"Trabalhar por conta própria é muito bom. Tive aumento em minha renda de R$ 450 por mês.” Esse é o relato de Larissa Batista dos Santos, de 20 anos, moradora do bairro Sonho Meu. Santos é uma das 120 pessoas que participam do curso de enfeite manual promovido pelo Município de Mirandópolis, através do Departamento de Desenvolvimento, Indústria e Comércio em parceria com a fábrica de sapatos infantis Kidy Calçados, unidade de Mirandópolis.
A iniciativa faz parte do projeto Abrace Seu Bairro, que tem a intenção de formar profissionais-cidadãos qualificados ao mercado de trabalho. No total, 16 bairros do Município estão inclusos no projeto.
Os alunos aprendem a produzir enfeites para calçados infantis. De acordo com o gerente da unidade Kidy Calçados em Mirandópolis, Luiz Henrique Breyer, cerca de 80 mil enfeites são feitos mensalmente pelos alunos. “Queremos aumentar o processo de capacitação e produção. Para isso, precisamos de mais bordadeiras”, frisou.
Breyer conta que a expectativa do curso é que o número de inscrições possa atingir 300 pessoas. “Essa é uma nova forma para que eles [alunos] possam aumentar a renda mensal e até dobrar seus salários atuando apenas na produção dos enfeites”, enfatizou.
Segundo a diretora do setor responsável pelo projeto, Roseli Ferri Ferreira, o curso teve início em janeiro deste ano, no bairro Morada do Sol. As atividades ocorrem em três centros comunitários na cidade, além de um estabelecimento no bairro Amandaba. Esses locais, segundo Ferreira, são considerados pontos estratégicos para atingir, de forma ampla, um número maior de pessoas. “Os alunos também podem trabalhar em casa. O importante é agregar valores, seja profissionalmente ou pessoalmente”, afirmou.
PROCESSO
Depois de fabricado na loja, o componente, feito em material sintético, é encaminhado à produção dos enfeites. Após o trabalho manual dos alunos, o material é encaminhado novamente à loja para a central de preparação, que faz uma revisão do produto e fechamento de relatórios. De lá, a mão-de-obra segue para Birigui/SP, onde fica localizada a matriz da Kidy Calçados.
Os alunos precisam levar somente tesouras às aulas. O restante dos materiais de trabalho como linha, agulha e cola é disponibilizado pela empresa calçadista.
ENTRETENIMENTO
Silvia Janaina dos Santos Franco, 32 anos, afirma que além de ajudar financeiramente, o curso proporciona-lhe momentos de entretenimento. “Como trabalho somente meio período, dedico à outra parte de meu tempo ao curso. Além de aprender, posso distrair minha cabeça trabalhando ao invés de ficar em casa”, conta Franco.
É o que também afirma a pensionista Maria de Lourdes de Melo, de 59 anos. “Ao mesmo tempo em que ganho dinheiro me divirto. Gosto do que faço. Estou muito feliz”, garantiu a moradora do bairro Amandaba.
Os interessados em participar do curso podem entrar em contato pelo telefone (18) 3701-9004 ou procurar o Departamento de Desenvolvimento pelo endereço: rua das Nações Unidas, 400, no Centro.
Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos e comparecer ao local da inscrição portando documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------