Na manhã desta segunda-feira (18) o prefeito Chicão Momesso participou da inauguração da nova sede da Associação Assistencial Elohin. A entidade, que faz um trabalho social transformando a vida de ex-usuários de drogas em Mirandópolis, passa a atender em novo endereço, na Estância Sonho Meu, no bairro Santa Lina.
O novo local conta com sete quartos, cinco banheiros, escritório, cozinha e estacionamento, além de uma área de lazer com churrasqueira, piscina e tanque com peixes da espécie tilápia.
Atualmente, a Casa de Recuperação Elohin, como é conhecida, abriga 24 internos de diferentes regiões do país. Segundo o presidente da entidade, Fábio Kikuchi de Martini, o novo espaço irá contribuir com o tratamento dos internos. “É uma conquista para nós. Temos um espaço mais amplo, com isso podemos abrir mais vagas para realizar nosso trabalho com dependentes químicos”, relatou Martini. Antes, a Casa ficava localizada na estrada Estância Ulian, 501, bairro Monte Serrat – sentido Mirandópolis/Pacaembu.
Durante a cerimônia, Momesso destacou como fundamental o trabalho em conjunto do Município, dos clubes de serviços e da população em geral para resgatar os jovens das drogas e dar-lhes oportunidades de vida. “Se nós não dermos as mãos, não fizermos um trabalho em conjunto, nós não teremos um futuro como sonhamos para os nossos filhos”, disse. “A luta está só começando. Que vocês pensem em vocês e também em suas famílias. Espero que quando vocês saírem daqui possam largar, definitivamente, o mundo das drogas”, concluiu o prefeito, direcionando suas palavras aos internos.
O Município contribui com a Associação com parte do pagamento do aluguel das novas instalações e na doação semanal de frutas e legumes, através do Departamento de Promoção Social. Ao fim da cerimônia, todos os internos da Casa entoaram uma canção evangélica e emocionaram o público presente.
AUTORIDADES
Além do prefeito, outras autoridades locais e regionais também compareceram à inauguração, foram eles: presidente da Câmara de Vereadores de Mirandópolis Ederson Pantaleão de Souza – Grampola –; vereador Jairo Amorim; vereador João Viana, de Guaraçaí, que na ocasião representou o prefeito de sua cidade; capitão da Polícia Militar – PM – Ilmara Gimenez; tenente da PM Gilberto Sekime; terceiro sargento da PM Marcos Ferreira; pastor responsável pela Casa de Recuperação Elohin Messias Frederico; presidente do Conselho de Pastores do Município Paulo Sérgio dos Santos; e primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Alessandra Momesso, além de diretores municipais e representantes de entidades filantrópicas.
SUPERAÇÃO
Interno há oito meses – três como usuário e cinco como obreiro – Willians Hatiro Nozu, de 33 anos, conta com orgulho sua história de superação com as drogas. “Cheguei aqui com esquizofrenia (transtorno psíquico que causa alucinações visuais ou auditivas, fala desorganizada, entre outros sintomas). Tomava 13 comprimidos por dia”, lembra. “Depois que vim para cá não tomo mais nenhum. Aqui é uma nova vida, uma nova oportunidade”, afirma.
Questionado se aprendeu a lição depois de passar todo esse tempo na Casa, Nozu foi objetivo. “Estou aprendendo ainda. Aprendo a valorizar meu caráter, meus valores, minhas oportunidades, minha vida e a Jesus”.
Os interessados em colaborar ou visitar a entidade devem entrar em contato pelo telefone (18) 3701-5054 ou diretamente com o presidente no celular (18) 9 9178-4836. A Casa de Recuperação funciona 24 horas por dia.
-----------------------------------------------------------------------------